Vista da península de Rallier du Baty no Mount Commandant, Ilhas Kerguelen - Divulgação
Geologia

Cientistas descobrem evidências sobre a formação dos continentes

Para os pesquisadores, as ilhas Kerguelen podem fornecer algumas respostas esclarecedoras

Penélope Coelho Publicado em 20/06/2020, às 09h05

De acordo com reportagem publicada pelo site Heritage Daily, uma equipe de pesquisadores franceses e australianos, liderados pela instituição Géosciences Environnement Toulouse — encontraram a formação de um continente embrionário, dentro do planalto oceânico de Kerguelen, perto da Antártica.

Durante a longa exploração do local, os geólogos descobriram sinais do surgimento de uma espécie de ‘novo continente’, devido à existência de um magma de granito. Para os pesquisadores, essa descoberta ajuda a entender melhor sobre a formação dos grandes continentes, além de esclarecer as mudanças que a superfície da Terra pode sofrer ao longo dos anos.

Através da estrutura interna das rochas, os pesquisadores encontraram a presença de sienito, dessa forma, os estudiosos analisaram a datação das pedras a fim de reconstruir a história do local, para entender quanto tempo essa formação levou. Com isso, os cientistas encontraram fortes semelhanças com a estrutura de uma crosta continental.

Apesar da descoberta animadora, os estudiosos afirmam que ainda é muito cedo para entender se a ilha possui verdadeiramente um continente embrionário. Entretanto, as pesquisas continuam. Atualmente, os pesquisadores da Géosciences Environnement Toulouse, estão estudando a composição química do sienito, com o objetivo de entender a história da evolução dos magmas.

continente oceano geologia ilhas Kerguelen

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada