Rei Charles III, filho da falecida rainha Elizabeth II - Getty Images
Rei Charles III

Como será a coroa utilizada pelo rei Charles III em cerimônia?

Em sua cerimônia de coroação, o rei Charles III usará a coroa de St. Edward

Éric Moreira Publicado em 09/09/2022, às 15h14

Na última quinta-feira, 8, a rainha Elizabeth II, do Reino Unido, veio a falecer no Palácio de Balmoral, aos 96 anos de idade. Com isso, seu filho mais velho, o então príncipe Charles, será finalmente coroado como rei Charles III, aos 73 anos.

No entanto, apesar de todas as cerimônias envolvendo a Família Real Britânica sempre contarem com itens, artefatos e acessórios dos mais luxuosos do mundo, acredita-se que, a pedido do próprio Charles III, o evento será relativamente 'modesto'.

Apesar disso, porém, a coroa que deverá ser utilizada pelo novo rei do Reino Unido definitivamente chama a atenção: a peça será a que foi feita especialmente para a coroação de Charles II, em 1661. Pesando cerca de 2,2 kg, a coroa de St. Edward é feita em ouro puro, com um total de 444 pedras preciosas e semipreciosas cravejadas em si.

Ao todo, o item real possui 345 águas-marinhas, 37 topázios brancos, 27 turmalinas, 12 rubis, 7 ametistas, 6 safiras, 2 jargões, 1 granada, 1 espinélio e 1 carbúnculo. Ela fica guardada geralmente na Tower of London, uma das fortalezas da família real, segundo o portal Nossa, da UOL, e é movida de lá em raras ocasiões.

Coroa de St. Edward, que será utilizada por Charles III em sua coroação / Crédito: Getty Images

 

Outros tesouros

Além da coroa extremamente valiosa, Charles III também receberá outros itens para a cerimônia, como um anel, um cetro, um orbe e duas pulseiras. Cada um deles com um significado próprio para o evento, sendo, acima de tudo, itens históricos e que foram passados de geração há geração desde passados distantes.

O anel simbolizará seu compromisso com a Igreja da Inglaterra, utilizado no quarto dedo da mão direita do monarca. Ele foi encomendado inicialmente para a coroação do rei William IV, em 1831, e possui cravejados em si uma safira e rubis.

O cetro, feito de ouro e com um diamante Cullinam — o maior de seu tipo lapidado —, também será um dos elementos que comporão a cerimônia. Ele, por sua vez, não pode ser nem mesmo precificado, visto que simboliza poderes e responsabilidades de membros da monarquia britânica, e é talvez um dos itens mais raros.

O orbe, por sua vez, é mais um símbolo cristão, que serve para demonstrar como a autoridade do rei, desde a Idade Média, é ligada à vontade de Deus. O item foi feito em 1661, e possui em si uma cruz cravejada com esmeraldas, diamantes, rubis, pérolas e safiras, além de uma grande ametista no topo.

Em seus pulsos, por fim, o rei Charles III também usará duas pulseiras de ouro forradas com veludo vermelho, itens estes que simbolizam a conexão entre o monarca e seu povo.

Rainha Elizabeth II em sua coroação, segurando o cetro e o orbe mencionados / Crédito: Foto por BiblioArchives / LibraryArchives pelo Wikimedia Commons

 

curiosidades notícias coroação artefatos rainha elizabeth ii tesouros Família Real britânica rei Charles III itens reais

Leia também

Mulher que morava em placa de supermercado é descoberta por funcionários nos EUA


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Rosto de múmia de mulher egípcia é reconstruído em 3D


Tempestade solar causa aurora boreal na Europa e América do Sul, entenda!


Órgão já alertava sobre risco de tragédia por chuvas em Porto Alegre desde 2023


Golden Retriever nasce verde-limão e chama a atenção na internet