Pintura final de Derich Born (esq.) e o raio-x da obra (dir.) - Reprodução/Royal Collection Trust
Arte

Conheça o motivo inusitado que levou Hans Holbein a alterar o rosto de uma de suas pinturas

Uma análise de raio-x revelou a alteração feita por Hans Holbein em pintura de artesão

Redação Publicado em 11/11/2023, às 12h29

Durante um trabalho de conservação, especialistas no ramo da arte descobriram que Hans Holbein, artista do século 16, alterou o rosto de um de seus modelos, fazendo-o parecer mais magro. A pintura em questão retrata Derich Born, um comerciante alemão. 

Nicola Christie, que lidera o departamento de conservação de pinturas da Royal Collection Trust, explicou que imagens técnicas em alta resolução, capturadas pelo Getty Conservation Institute, permitiu que os especialistas "estudassem o desenho inferior de Holbein com mais detalhes do que nunca, e revelaram o peso e a qualidade diferentes de cada linha refinada do contorno do rosto de Derich Born".

Podemos ver claramente que Holbein continuou a aperfeiçoar as bochechas e o queixo nas duas camadas de fundo azul azurita até que ele — e talvez Derich também — ficou finalmente satisfeito com a semelhança", acrescentou a especialista.

Conforme repercutido pelo portal do Daily Mail, o jovem rechonchudo pode ser observado na imagem de raio-x, mas emerge com o queixo esculpido na pintura.

Histórico do artista

O retrato de Born completa um acervo de mais de 50 obras de Holbein, que inclui pinturas de Jane Seymour e Thomas More, disponíveis para visitação na Galeria da Rainha, no Palácio de Buckingham, a partir da última sexta-feira, 10.

Holbein esteve na Inglaterra pela primeira vez em 1526, quando foi nomeado Pintor do Rei durante o reinado de Henrique VIII. Sua obra mais conhecida é um retrato, não muito fiel, da princesa alemã, Ana de Cleves, que convenceu o monarca a casar-se com ela. 

Porém, quando o rei finalmente encontrou sua noiva presencialmente, ele teria ficado desapontado, pois a mesma não era "bela quanto foi relatado", e sua aparência foi o suficiente para convencê-lo a não consumar o casamento.

Estes desenhos não podem estar em exposição permanente por razões de conservação, por isso esta é uma oportunidade excepcional para os visitantes verem por si próprios a habilidade requintada que fez de Holbein um dos maiores desenhistas que já existiu", explicou Kate Heard, curadora de Holbein no Tudor Court. 
Henrique VIII pintura obra de arte estética contorno Hans Holbein retoque

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro