Kim Jong un - Getty Images
Coreia do Norte

Coreia do Norte testa motor de combustível sólido para novo sistema de armamento

Teste foi considerado um sucesso, conforme afirmou a imprensa estatal do país

Redação Publicado em 16/12/2022, às 09h16

Na intenção de desenvolver um novo tipo de arma, a Coreia do Norte testou, com sucesso, nesta semana um "motor de combustível sólido de alta propulsão", conforme anunciou a imprensa estatal do país.

De acordo com a AFP, todos os mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) norte-coreanos funcionam à base de combustível líquido. No entanto, seu líder declarou no ano passado que o país priorizaria o desenvolvimento de motores de combustível sólido para mísseis mais avançados.

Estratégia militar

Segundo nota da agência KCNA, Kim Jong Un supervisionou, na última quinta-feira, 15, o que considerou um importante teste "para o desenvolvimento de um novo tipo de sistema armamentista estratégico".

De acordo com a AFP, analistas apontam que os foguetes de combustível líquido são difíceis de operar, além de que exigem um longo período de preparação antes que possam ser lançados. Deste modo, eles são mais lentos, podendo ser detectados pelo inimigo com maior facilidade.

Já os mísseis de combustível sólido são "mais móveis, mais rápidos de lançar e mais fáceis de esconder e usar durante um conflito", como afirmou Leif-Eric Easley, professor da Universidade Ewha de Seul.

"Uma vez estabelecida, esta tecnologia tornaria as forças nucleares da Coreia do Norte mais versáteis, duradouras e perigosas", declarou Easley.

Coreia do norte notícias mísseis Estratégia kim jong un combustível Motor

Leia também

Cabeça de estátua da deusa da saúde com mais de 2 mil anos é encontrada na Turquia


Coreia do Sul: População processa governo devido às mudanças climáticas


Bebê Rena: Jornalista aponta ‘problema’ da série e levanta dúvida em prisão de Martha


Casal Nardoni busca revisão de sentença por morte de Isabella


Bebê Rena: Martha da vida real também perseguiu político com e-mails


Bebê Rena: "verdadeira Martha" diz que vai processar 'todos aqueles que mentiram'