Talibã desenterra Corolla de fundador do grupo - Reprodução/Twitter/Muhammad Jalal
Talibã

Corolla que pertenceu a fundador do Talibã é desenterrado após duas décadas embaixo da terra

Corolla branco foi enterrado como um memorial e será exposto em Museu Nacional de Cabul

Redação Publicado em 07/07/2022, às 16h32

Um carro enterrado por mais de duas décadas em Zabul, no leste do Afeganistão, foi "resgatado" recentemente pelo Talibã. O Corolla branco pertenceu ao fundador do grupo, Mullah Mohammad Omar, e foi escondido após a invasão dos Estados Unidos ao país. 

O carro foi enterrado em 2001 como um memorial a Mullah Mohammad Omar, após a invasão dos EUA ao Afeganistão, quando o país se recusou a entregar Osama bin Laden pelos ataques às Torres Gêmeas de 11 de setembro. 

O fundador do Talibã, Mullah Mohammad Omar, morreu em 2013, escondido. Sua morte foi mantida em segredo por dois anos. O desenterramento do carro, que será mantido em um museu, é um acontecimento decorrente da retirada das tropas dos EUA do território de Cabul em 2021, fazendo o poder local retornar às mãos do Talibã.

Toyota Wagon belonging to the founder of the Islamic Emirate of Afghanistan, late Mullah Muhammad Umar Mujahid has been dug up and will be cleaned. This Toyota wagon was used by the late Amir to travel from Kandahar to Zabul province during the start of US led invasion. pic.twitter.com/rvEPuvrpxD

— Muhammad Jalal (@MJalal313) July 5, 2022

"Toyota Wagon pertencente ao fundador do 'Emirado Islâmico do Afeganistão', o falecido Mullah Muhammad Umar Mujahid, foi desenterrado e será limpo. Este Toyota Wagon foi usado pelo falecido Amir para viajar de Kandahar para a província de Zabul durante o início da invasão liderada pelos EUA", na legenda.

 Exposição em Museu

O Corolla branco, será exposto no Museu Nacional da capital Cabul, que exibe carros e carruagens de ex-reis e primeiros ministros. Segundo informações da UOL, o carro será exibido como um "grande monumento histórico", de acordo com Rahmatullah Hammad, diretor de informação e cultura da província de Zabul. O local também exibe um veículo, cujo vidro a prova de balas está fragmentado após uma tentativa de assassinato. 

Torres Gêmeas Osama Bin Laden Talibã Mullah Mohammad Omar Corolla

Leia também

Criador de 'Bebê Rena' impediu os próprios pais de assistirem série


Americano busca jacaré de estimação que foi capturado e solto em pântano


Madeleine McCann: mensagem deixada por amigo de suspeito mudou rumo das investigações


Quadro Mona Lisa será realocado; saiba para onde pintura está sendo levada


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Itália: Após 11 anos, autoridades identificam corpo de vítima de naufrágio