Imagem meramente ilustrativa de mulher grávida - Divulgação/Pixabay
Brasil

Coronavírus: Rio de Janeiro e Belo Horizonte voltam a vacinar gestantes somente com Coronavac e Pfizer

A aplicação da vacina AstraZeneca em grávidas e puérperas com comorbidades foi suspensa por recomendação da Anvisa

Penélope Coelho Publicado em 12/05/2021, às 09h26

De acordo com informações publicadas na manhã desta quarta-feira, 12, pelo portal de notícias G1, algumas cidades do Brasil, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte irão retomar hoje a vacinação contra a Covid-19 em gestantes e mulheres com comorbidades que acabaram de dar à luz, também chamadas de puérperas.

Contudo, segundo revelado na publicação, esse grupo só irá receber doses do imunizante Coronavac ou Pfizer. Sabe-se que ontem, 11, a vacinação dessas mulheres havia sido suspensa, após o falecimento de uma gestante de 35 anos, que recebeu a vacina AstraZeneca. De acordo com a publicação, a mulher sofreu um “evento adverso grave de acidente vascular cerebral hemorrágico”.  

A morte da gestante está sendo investigada. Por precaução, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspenção imediata da vacina AstraZeneca em grávidas.

Atualmente, para grávidas ou puérperas com comorbidades receberem os imunizantes recomendados, é necessário apresentar um laudo médico que comprove a recomendação médica para o recebimento da vacina, além da assinatura de um termo de esclarecimento. Com a recomendação da Anvisa, os estados e as prefeituras ao redor do país alteraram a vacinação no grupo citado.  

Sobre a Covid-19

De acordo com as últimas informações divulgadas pelos órgãos de saúde, atualmente, o Brasil registra 15,3 milhões de pessoas infectadas, e as mortes em decorrência da doença já chegam em 426 mil no país.  

Em 1º de dezembro de 2019, o primeiro paciente apresentava sintomas do novo coronavírus em Wuhan, epicentro da doença na China, apontou um estudo publicado na revista científica The Lancet em fevereiro deste ano.  

Rio de Janeiro notícias pandemia vacina Grávidas coronavírus covid-19 Belo Horizonte gestantes

Leia também

Artista brasileiro mostra como estaria Ayrton Senna atualmente se estivesse vivo


Senna: Os 3 sonhos não realizados de Ayrton


Fotos e entrevistas: Especial relembra os 30 anos sem Ayrton Senna


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Em Ímola, fãs se reúnem e prestam homenagens em estátua de Ayrton Senna