Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, durante campanha presidencial - Getty Images
EUA

Documentos confidenciais são encontrados em antigo escritório de Joe Biden

Os arquivos foram encontrados no escritório particular do atual presidente dos EUA, em Washington

Redação Publicado em 10/01/2023, às 18h57

Nesta terça-feira, 10, advogados do atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, informaram, em comunicado, que encontraram documentos confidenciais da época em que ele era vice-presidente, entre 2009 e 2017, em um escritório particular com sede em Washington, DC. 

De acordo com informações publicadas pela CNN, após encontrarem os documentos, no dia 2 de novembro, o Arquivo Nacional foi notificado para recolher todos os itens. Conforme informado pelos representantes do presidente, os textos não estavam sendo investigados e tudo foi devolvido de maneira voluntária.

Em nota, Merrick Garland, procurador-geral dos EUA em Chicago, solicitou que as devidas investigações sejam realizadas. Já Richard Sauber, conselheiro especial de Biden, afirmou, em comunicado:

A Casa Branca está cooperando com os Arquivos Nacionais e o Departamento de Justiça em relação à descoberta do que parecem ser registros do governo Obama-Biden, incluindo um pequeno número de documentos com marcas classificadas".

Lei

A lei prevê que, quando um político deixa seu cargo, ele deve passar todos os arquivos confidenciais para o Arquivos Nacionais e Administração de Documentos (National Archives and Records Administration, em inglês), agência independente do Governo Federal dos EUA que protege e documenta todos os registros governamentais.

A descoberta gerou tensão entre o governo e os deputados republicanos, responsáveis pela Câmara dos Representantes, uma vez que o ex-presidente Donald Trump também é alvo de investigações pelo Departamento de Justiça por esconder arquivos oficiais.

Estados Unidos investigação documentos Joe Biden arquivos confidenciais

Leia também

Estudante de SP registra foto de galáxia a 14 milhões de anos-luz da Terra


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Quartel da Guerra Revolucionária queimado por britânicos é encontrado nos EUA


Nasa: Quinta lua de Júpiter é capturada na Grande Mancha Vermelha pela primeira vez