Rainha Elizabeth cumprimenta a governadora-geral de Barbados, Sandra Mason - Getty Images
Personagem

Elizabeth II deixará de ser chefe de Estado de Barbados nesta segunda-feira

Cerimônia marcará a transformação oficial do pequeno país uma uma república

Redação Publicado em 29/11/2021, às 10h56

Barbados, ex-colônia britânica que conquistou independência em 1966, romperá por completo seus vínculos com o Reino Unido na próxima semana. O território, localizado na América Central, não terá mais Elizabeth II como chefe de Estado e se tornará uma república. 

“Chegou a hora de deixar totalmente para trás nosso passado colonial”, declarou, em setembro, a governadora-geral do pequeno país insular, Sandra Manson.

Segundo informações da CNN, o herdeiro do trono britânico, o príncipe Charles estará presente em evento que ocorrerá na noite desta segunda-feira, 29, representando a família real. Ele foi chamado pela primeira-ministra Mia Amor Mottley para participar das celebrações locais como convidado de honra.

Na cerimônia, Mason fará o juramento como a primeira presidente do país de quase 300.000 habitantes. Aom 73 anos de idade, ela, que é ex-jurista, foi eleita pelo parlamento de Barbados no mês passado.

“Tornar-se uma república é amadurecer”, declarou Guy Hewitt, quem atuou como alto comissário de Barbados no Reino Unido entre os anos de 2014 e 2018.

“Eu faço a analogia de quando uma criança cresce e tem sua própria casa, tem sua própria hipoteca, devolve as chaves aos pais porque diz que está seguindo em frente”, finalizou.

rainha República Elizabeth Barbados Sandra Mason

Leia também

Afinal, quantas pirâmides egípcias ainda existem?


Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação