Donald Trump, presidente dos Estados Unidos - Divulgação
Estados Unidos

Em conversas privadas, Trump teria chamado Angela Merkel de “estúpida” e Theresa May de “covarde”, afirma CNN

O jornalista Carl Bernstein revelou em reportagem o conteúdo de episódios de fúria do presidente americano com outros lideres

Alana Sousa Publicado em 01/07/2020, às 07h00

A rede televisiva americana CNN divulgou na última terça-feira, 30, informações sobre ligações telefônicas entre Donald Trump e outros chefes de Estado. Segundo o jornalista Carl Bernstein os telefonemas apresentavam conversas agressivas e desrespeitosas da parte do presidente dos Estados Unidos.

Por quatro meses Bernstein ouviu e apurou conversas particulares da Casa Branca, concedidas por fontes ligadas ao governo do país, incluindo membros de serviços de inteligência. Dos relatos divulgados o que chama mais atenção é a maneira com a qual Trump se refere à Angela Merkel, chanceler alemã, e Theresa May, ex-primeira ministra do Reino Unido.

Sobre Theresa May, o líder republicano a chama de “fraca e sem coragem”. Uma das fontes da reportagem afirmou que durante a saída do Reino Unido da União Europeia era quando Trump se mostrava mais nervoso e insultava a líder britânica. “Claramente, ele a intimidou e pretendia isso”, informa o texto de Carl.

Ainda segundo o jornalista, Angela Merkel era outra governante que estava na mira de Donald. Em conversas privadas ele teria chamado a chanceler de “estúpida”, que, em resposta, teria agido de maneira “calma”. O presidente americano também a acusou de estar “no bolso dos russos”.

Além de May e Merkel — que eram as principais vítimas da ira de Trump —, Emmanuel Macron, presidente da França e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau também sofreram com insultos e ligações, no mínimo, perturbadoras.

Estados Unidos História Política líderes Trump

Leia também

Influencer dos EUA descobre Machado de Assis e viraliza: 'Nada vai se comparar a isso'


Após sair da prisão, assassina de Daniella Perez estudou na mesma faculdade da vítima


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Helicóptero que levava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofre acidente


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais