Imagem de um soldado com a nova mochila - Divulgação/Youtube
Ciência

Empresa cria uma inusitada mochila a jato para a Marinha do Reino Unido

Com quatro turbinas de propulsão, a tecnologia promete facilitar o trabalho de soldados durante a abordagem de grandes navios

Pamela Malva Publicado em 04/05/2021, às 11h30 - Atualizado às 11h35

Movida a querosene de aviação, uma nova tecnologia testada pela Royal Marine, a força de infantaria anfíbia da Marinha do Reino Unido, está chamando atenção por sua aparência futurista. Trata-se da inédita mochila a jato criada pela Gravity Industries.

Segundo informações do site Olhar Digital, o equipamento ainda está em fase de testes, mas pode mudar totalmente a forma como a Royal Marine aborda navios nas águas inglesas. Isso porque, antes da invenção, os membros da infantaria desciam nos conveses das embarcações com a ajuda de helicópteros, cordas e longas escadas.

Criada pelo britânico Richard Browning, a nova ‘Jet Suit’, como foi chamada, pode acelerar ainda mais o processo de abordagem, já que permite que o soldado parta de um bote em movimento, aproximando-se dos navios em apenas alguns segundos.

No total, a invenção pesa 27 quilos e sua aplicação tem um custo bastante inferior ao voo dos helicópteros usados para a mesma situação. Segundo a Gravity Industries, então, a Jet Suit é inovadora porque fornece um “acesso extremamente rápido a qualquer parte da embarcação, liberando instantaneamente as mãos para empunhar uma arma e até mesmo mantendo a capacidade do soldado de se realocar no alvo”.

Com quatro turbinas a jato que envolvem os braços do piloto, a mochila ainda não pode ser comercializada. Ainda assim, a ideia é aplicar a nova tecnologia em setores específicos, como nas áreas médica, militar e de segurança da Inglaterra. Para a brasileira Karina Oliani, a primeira sul-americana a testar o equipamento, a Jet Suit é revolucionária porque “pode salvar a vida de uma pessoa” em um tempo recorde.

Inglaterra ciência exército tecnologia marinha notícia inovação mochila

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência