Imagens aéreas da nova ilha formada no Oceano Pacífico - Reprodução/Vídeo/YouTube/@guardiannews
Mundo

Erupção vulcânica subaquática cria nova ilha no Oceano Pacífico

Nova ilha vem se formando desde 30 de outubro, próxima à ilha japonesa de Iwo Jima

Redação Publicado em 09/11/2023, às 08h17

No dia 30 de outubro, iniciou-se uma erupção vulcânica subaquática próxima a costa da ilha japonesa de Iwo Jima. Graças a esse evento, agora o mundo conta com uma nova ilha em meio ao Oceano Pacífico.

Desde o início das erupções, foram registradas explosões a cada poucos minutos, com enormes pedaços de rochas vulcânicas sendo lançados a mais de 50 metros de altura. A erupção rompeu a superfície do oceano em pelo menos dois locais, mas somente no extremo sul de Iwo Jima ocorreram as explosões, segundo comunicado de pesquisadores da Universidade de Tóquio.

+ Geólogos encontram destino de supercontinente 'perdido' há 155 milhões de anos

Conforme descrito pelo Live Science, as rochas se acumularam ao norte de onde foram registradas as explosões, e foi assim que uma ilha redonda com 100 metros de diâmetro foi formada. Ainda é descrito que, ao entorno da nova ilha, as águas estão repletas de pedras-pome, um tipo de rocha vulcânica bastante porosa que se forma em erupções explosivas.

Vale mencionar ainda que várias erupções subaquáticas foram registradas naquela região, nos últimos anos. Tanto que a ilha de Iwo Jima, no caso, registrou grande aumento em suas praias desde a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, crescendo mais de um metro todos os anos.

Como a ilha se forma?

Segundo Setsuya Nakada, professor de vulcanologia da Universidade de Tóquio, em entrevista ao The Japan Times, o derramamento de magma subaquático provavelmente fez com que um monte do material vulcânico solidificado rompesse a superfície da água e, assim, formasse a nova ilha. Vale mencionar que, por ser submersa, essas erupções levam ao resfriamento instantâneo do magma, que se solidifica.

É descrito também que o local da erupção recente é quase o mesmo de uma outra registrada em julho de 2022, o que leva os pesquisadores a acreditar "que indique a retomada da atividade do magma em Iwo Jima", conforme escreveram no comunicado. Ainda não se sabe quanto tempo durará a erupção, mas especula-se inclusive que ela possa levar a fusão da nova ilha com Iwo Jima.

Mundo Japão notícias Erupção ilha explosão Oceano Pacífico subaquática Iwo Jima

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro