Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Descoberta

Novo ecossistema é encontrado em vulcão submarino durante expedição

A bordo do navio estava o robô subaquático que foi o responsável por localizar os seres vivos

Redação Publicado em 11/08/2023, às 15h32 - Atualizado às 16h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ecossistema encontrado no oceano Pacífico - Divulgação / Schmidt Ocean Institute
Ecossistema encontrado no oceano Pacífico - Divulgação / Schmidt Ocean Institute

Uma expedição inédita de 30 dias a bordo do navio de pesquisa Falkor, pertencente ao Schmidt Ocean Institute (SOI), revelou um novo ecossistema escondido nas profundezas das cavidades vulcânicas sob fontes hidrotermais na elevação do Pacífico Leste, na região da América Central.

A expedição, liderada por Monika Bright da Universidade de Viena, reuniu uma equipe científica internacional composta por membros dos Estados Unidos, Alemanha, Holanda, França, Costa Rica e Eslovênia.

Utilizando o robô subaquático ROV SuBastian, os cientistas exploraram as áreas vulcânicas e revelaram um ecossistema surpreendente, abrigando vermes, caracóis e bactérias quimiossintéticas, adaptadas a ambientes de cerca de 25°C.

Entre as descobertas notáveis da equipe estão vermes tubulares que se deslocam sob o leito marinho por meio dos fluxos de ventilação, colonizando novos habitats. A revelação intrigante é que, embora poucos desses vermes tenham sido encontrados acima das fontes hidrotermais, é provável que eles também naveguem abaixo da superfície terrestre para formar comunidades nas profundezas.

Pequenos seres vivos encontrados em expedição - Crédito: Divulgação / Schmidt Ocean Institute

O estudo sugere que esses seres habitam tanto as profundezas oceânicas quanto as entranhas terrestres. A pesquisadora explicou que existem dois dinâmicos habitats de ventilação, onde os organismos “prosperam juntos em uníssono, dependendo do fluido de ventilação de baixo e do oxigênio na água do mar de cima”.

Vida animal

Acompanhando a equipe científica estava o artistaMax Hooper Schneider, de Los Angeles, que contribuiu com esculturas nos sistemas de ventilação explorados pelo ROV SuBastian. Além das abordagens artísticas, os cientistas conduziram experimentos práticos, como fixar caixas de malha sobre rachaduras na crosta terrestre.

A remoção posterior desses objetos revelou a presença de vida animal nas cavidades hidrotermais, abaixo da superfície. Jyotika Virmani, diretora-executiva do SOI, afirmou: “Esta descoberta verdadeiramente notável de um novo ecossistema, escondido sob outro ecossistema, fornece novas evidências de que a vida existe em lugares incríveis”.