Carro alegórico reproduz Chico Xavier gigante - Divulgação / Vídeo / TV Globo
Carnaval

Escola de samba paulista homenageia Chico Xavier em carro alegórico

O médium brasileiro, falecido há 20 anos, marcou a história do espiritismo com cartas psicografadas

Wallacy Ferrari Publicado em 18/02/2023, às 09h59

Encerrando a primeira noite de desfiles do grupo especial do Carnaval de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, a escola de samba Gaviões da Fiel apresentou um enredo com diversos componentes religiosos das mais diversas crenças, representando a pluralidade de fés, destacando as mais populares do Brasil.

Uma delas foi o espiritismo, que contou com um carro alegórico homenageando o principal nome brasileiro da doutrina espírita: o médium mineiro Francisco Cândido Xavier, popularmente conhecido como Chico Xavier.

Na estrutura temática, o médium, que totaliza mais de 50 milhões de exemplares de seus livros vendidos, foi disposto no topo do veículo, confeccionado na cor azul para destacar-se de maneira iluminada, como um corpo sobrenatural.

Ao redor da representação fiel do médium em postura de psicografia, com a popular peruca, óculos e uma caneta na mão direita, diversas decorações enalteciam referências de suas obras e da própria religião.

20 anos sem Chico

No ano passado, completou-se 20 anos da morte de Chico Xavier. Nascido em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, em 1910, ele se tornou um dos mais importantes nomes da história do Brasil. 

Médium e filantropo, Chico Xavier é eternizado na História como um dos principais expoentes do Espiritismo. Em vida, psicografou mais de 10 mil cartas e é responsável pela publicação de mais de 400 livros. Os números de vendas também impressionam, Chico vendeu mais de 50 milhões de obras. 

Chico em participação na televisão / Crédito: Divulgação/Vídeo/Youtube

 

Sensação ao redor do país, Chico Xavier faleceu aos 92 anos em Uberaba, Minas Gerais, após uma parada cardiorrespiratória. No entanto, se engana quem imagina que o brilho do médium se apagou com o seu óbito. 20 anos depois, sua obra segue sendo alvo de fascínio, e também de ataques. 

Nesta data importante, o site Aventuras na História conversou com o escritor e jornalista Marcel Souto Maior, que é autor da obra ‘As vidas de Chico Xavier’. Durante a entrevista, a redação conversou sobre o estudo a respeito do médium e relembrou aspectos que envolvem a vida de Xavier. Confira abaixo!

Brasil Religião São Paulo carnaval Espiritualidade Chico Xavier médium Gaviões da Fiel

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro