Fotografia da estátua vandalizada em Pernambuco - Divulgação/TV Globo
Crimes

Estátua de Reginaldo Rossi é alvo de vandalismo apenas 20 dias depois de sua inauguração

Parte integrante do Circuito da Poesia do Recife, em Pernambuco, a obra busca homenagear o Rei do Brega, falecido em 2013

Pamela Malva Publicado em 22/02/2021, às 13h00 - Atualizado às 13h19

No dia 2 de fevereiro, o Circuito da Poesia do Recife instalou, no bairro da Boa Vista, em Recife, uma estátua em homenagem a Reginaldo Rossi, o Rei do Brega. Menos de 20 dias depois da inauguração, a obra amanheceu vandalizada no último domingo, 21.

Representando Reginaldo em uma mesa de bar, a estátua busca eternizar o legado do grande cantor pernambucano, que faleceu aos 69 anos, em meados de 2013. Criada por Demétrio Albuquerque, que passou dois meses trabalhando na obra, a escultura teve um de seus elementos danificados, segundo o G1.

Após o incidente, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) afirmou, em nota, que deverá enviar uma equipe para fazer a vistoria da obra. A partir daí, serão analisados os serviços necessários para o reparo da escultura.

Ainda que, nesta obra, o dano tenha sido apenas em uma parcela da estátua — na garrafa esculpida em cima da mesa —, a Emlurb afirmou que, anualmente, investe R$ 2 milhões para reparar obras danificadas. Esse valor, segundo a autarquia, seria o suficiente para erguer duas creches ou duas Upinhas.

Pernambuco arte Crimes obra estátua notícia vandalismo depredação Reginaldo Rossi

Leia também

Artista brasileiro mostra como estaria Ayrton Senna atualmente se estivesse vivo


Senna: Os 3 sonhos não realizados de Ayrton


Fotos e entrevistas: Especial relembra os 30 anos sem Ayrton Senna


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Em Ímola, fãs se reúnem e prestam homenagens em estátua de Ayrton Senna