Imagem de pirâmide de Gizé - Reprodução/Vídeo/Canal History Brasil
Pirâmides de Gizé

Estudo investiga como teriam sido construídas pirâmides de Gizé

As gigantescas pirâmides foram construídas há 4.500 anos e chamam atenção

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 31/08/2022, às 14h56

Nos arredores do Cairo, no Egito, as pirâmides gigantescas impressionam. E um novo estudo de colaboração internacional explica as condições para a construção desses exuberantes monumentos de Gizé.

Erguidas há 4.500 anos, as pirâmides de Gizé foram construídas com o objetivo de homenagear os faraós e carregá-los para a vida após a morte. Para a construção de pirâmides tão grandes, apenas rampas primitivas para o transporte de blocos não seriam suficientes.

Sistema de canais e bacias

Através de estudos publicados na PNAS nesta segunda-feira, 29, descobriu-se que no local que abriga a Necrópole de Gizé, um antigo braço do rio servia de canal navegável para o transporte de materiais de construção.

"Para edificar as pirâmides, tumbas e templos do planalto, os antigos engenheiros egípcios aproveitaram o Nilo e suas inundações anuais, usando um engenhoso sistema de canais e bacias que formavam um complexo portuário no sopé do planalto de Gizé", escrevem os pesquisadores da Universidade de Aix-Marseille e colaboradores em seu artigo, como repercutido pela revista Galileu.

Para realizar a descoberta, os pesquisadores voltaram-se para grãos de pólen fossilizados que podem ser preservados em sedimentos antigos. Em outros estudos, eles também podem ser usados ​​para reconstruir climas passados ​​e paisagens vegetadas que transformaram-se ao decorrer dos anos.

Eles extraíram grãos de pólen na atual planície de inundação de Gizé e identificaram uma abundância de plantas com flores semelhantes a gramíneas que ficam localizadas às margens do rio Nilo e também de plantas de pântano que crescem em ambientes à beira do lago.

Para a equipe, métodos de abordagem semelhantes podem ser usados para reconstruir paisagens aquáticas antigas que rodeavam outros complexos de pirâmides egípcias, como de Dahshur, quando esses edifícios foram construídos.

Egito descoberta construção Pirâmides Cairo

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro