Imagem ilustrativa de olho com lágrimas - Foto de Karolina Grabowska no Pexels
Covid-19

Estudo revela que vírus da Covid-19 pode ser detectado através de lágrimas

O novo teste da Covid-19 representa uma alternativa para o swab nasal e oral que pode causar desconforto no nariz e na garganta

Redação Publicado em 23/01/2023, às 19h00

O vírus da Covid-19 pode ser detectado em lágrimas através de testes da swab, diz um estudo realizado por cientistas da Universidade de São Paulo (USP). O resultado da pesquisa indica uma alternativa para o swab nasal e oral que pode causar desconforto no nariz e na garganta.

Os pesquisadores descobriram a alternativa ao analisar amostras de pacientes internados no Hospital das Clínicas de Bauru (SP) com o diagnóstico da doença. Eles, como repercutido pela revista Galileu, detectaram a presença do vírus em 18,2% dos casos através da superfície ocular.

Além disso,  sugerem que a detecção viral pode auxiliar no prognóstico da doença levando em consideração maiores comorbidades e a maior taxa de mortalidade entre os pacientes com teste positivo na lágrima.

Os resultados foram publicados no Journal of Clinical Medicine. Segundo o professor Luiz Fernando Manzoni Lourençone, da Faculdade de Odontologia de Bauru e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, é possível inferir que a probabilidade de detectar o vírus em amostras lacrimais é maior em pacientes com carga viral alta.

Essa carga viral elevada pode levar a um quadro de viremia disseminada por diversos fluidos corporais. De 61 pacientes internados foram analisadas as amostras de 33 deles com diagnóstico de Covid-19 e de outros 14 sem o vírus.

Essas amostras foram coletadas no primeiro semestre de 2021, quando circulavam por São Paulo, principalmente, as variantes gama e delta. As avaliações foram realizadas entre julho e novembro do mesmo ano e os cientistas utilizaram o swab conjuntival e as tiras de Schirmer, que avalia se o olho produz quantidade suficiente de lágrimas.

O vírus foi detectado em 18,2% das amostras coletadas por swab e em 12,1% das obtidas por meio de tiras de Schirmer. E como o esperado, nenhum dos pacientes negativos para Covid-19 em exames feitos com swab nasofaríngeo teve amostra de lágrima positiva.

Nova alternativa

Esse novo método indica uma alternativa ao swab nasal e oral, que causa desconforto no nariz e na garganta. Além de sinalizar a necessidade de medidas de proteção para os profissionais de saúde, porque há risco de transmissão do vírus pela lágrima, apesar de baixo.

De acordo com a pesquisa, para pessoas que as lágrimas testaram positivo, foi apresentado um ICC (Índice de Comorbidade de Charlson) inferior em relação ao restante, apontando uma maior probabilidade de óbito em dez anos, e taxas de mortalidade mais altas.

vírus testes covid-19 Lágrimas swab

Leia também

Paul McCartney entra para lista de bilionários do Reino Unido


França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque