Fotografia do criminoso - Divulgação/ Autoridades de Idaho
Estados Unidos

Execução por injeção letal é cancelada nos EUA

A execução de um homem condenado por múltiplos homicídios foi cancelada em Idaho, nos Estados Unidos, na última quarta, 28

Ingredi Brunato Publicado em 29/02/2024, às 09h09

Thomas Creech, um norte-americano de 73 anos que está no corredor da morte há décadas, tinha a execução marcada para a última quarta-feira, 28. No entanto, o procedimento acabou cancelado.

O criminoso foi preso no estado norte-americano de Idaho, nos EUA, em 1974, sendo considerado culpado por cinco homicídios diferentes — pelos quais recebeu uma pena perpétua. Após espancar outro preso até a morte em 1981, porém, Creech teve uma mudança de sentença, e recebeu a pena capital. 

A execução malsucedida 

Conforme repercutiu o The Guardian, o assassino foi levado à câmara de execução às 10h da manhã (em horário local). Quase uma hora mais tarde, no entanto, o diretor da penitenciária precisou cancelar o procedimento. 

A equipe médica fez 8 tentativas de encontrar uma veia no prisioneiro a fim de aplicar a injeção, procurando acessos em seus braços, pernas, mãos e pés, mas não teve sucesso em nenhum dos casos.

Após a situação, os advogados de Creech entraram com um recurso junto à justiça norte-americana pedindo que a pena de morte de seu cliente seja revogada. Eles argumentaram que o fracasso em executá-lo na última quarta seria uma prova da "incapacidade do departamento de levar a cabo uma execução humana e constitucional". 

Vale apontar ainda que essa seria a primeira execução realizada pelo estado de Idaho em nada menos que doze anos. A equipe encarregada de aplicar a injeção letal, por sua vez, era composta inteiramente por voluntários sem treinamento médico.

Outro detalhe importante de ser levado em conta é que profissionais da saúde, por fazerem um juramento no qual prometem não causar sofrimento, são impedidos de participar dessas execuções pelo código ético de sua profissão. 

Estados Unidos notícias injeção letal Corredor da Morte

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro