Foto obtida de um vídeo na rede social. - Karim Sokhn/ divulgação Instagram: Ksokhn
Oriente Médio

Explosão no Líbano foi tão forte quanto a bomba nuclear de Hiroshima, revela pesquisa

Cientistas afirmam que explosão causada por nitrato de amônio em Beirute teve 10% da força de colisão da bomba nuclear jogada em Hiroshima a 75 anos atrás.

Giovanna de Matteo Publicado em 06/08/2020, às 10h08

Pesquisa indica que a explosão que ocorreu na ultima terça feira, 4, em Beirute, tenha tido 10% do impacto da bomba nuclear de Hiroshima, lançada durante a Segunda Guerra Mundial, em 6 de agosto de 1945, no Japão. Conforme dados expostos por cientistas da Universidade de Sheffield no Reino Unido.

De acordo com a pesquisa realizada, especialistas confirmam que inquestionavelmente o acidente em Beirute foi "uma das maiores explosões não nucleares da história".  A bomba atômica de urânio, batizada de "Little Boy", que atingiu a cidade de Hiroshima se deu em um ato dos Estados Unidos como forma de pressão para a rendição dos japoneses na guerra.

Estima-se que a tragédia matou entre 90 mil e 166 mil pessoas nos primeiros quatro meses após a explosão e deixou sequelas multigeracionais na população.

Em Beirute, a causa da grande explosão pode ter sido o armazenamento incorreto e despreparado de aproximadamente 2.750 toneladas de nitrato de amônio, substância usada na produção de explosivos e fertilizantes.

O incidente causou grande pânico na região portuária da capital do Líbano e testemunhas relatam que uma gigantesca nuvem de fumaça pode ser vista rondando a cidade.O impacto da explosão foi sentido até o Chipre, a mais de 200 km da costa libanesa.

Segundo Hamad Hassan, Ministro da Saúde do Governo do Líbano, cerca de 5 mil feridos foram encaminhados para hospitais da cidade e pelo menos 135 pessoas mortas até então. A grande preocupação por agora é a lotação dos hospitais.

História Líbano bomba atômica Oriente Médio Hiroshima explosão Beirute

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!