Representação artística de como seria a aparência do Patagorhynchus pascuali, parente do ornitorrinco - Divulgação/Fernando Novas
Paleontologia

Fóssil de animal similar ao ornitorrinco pode mudar a história dos mamíferos

O animal de 70 milhões de anos atrás desafia compreensões sobre história evolutiva dos mamíferos que botam ovos

Eduardo Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 12/03/2023, às 10h16 - Atualizado em 15/03/2023, às 09h12

Os ornitorrincos são animais endêmicos da Austrália, ou seja, só se desenvolvem nesse lugar específico. O país da Oceania é um local de enorme biodiversidade, contando com várias espécies endêmicas. Por anos, os especialistas em paleontologia e história evolutiva tiveram como certo que os mamíferos que botam ovos, como o ornitorrinco, evoluíram exclusivamente na Austrália. Agora, acerteza caiu por terra.

Um fóssil de um animal pequeno e peludo que viveu há 70 milhões de anos na Argentina foi encontrado às margens de um lago antigo no país da América do Sul. A criatura, chamada de Patagorhynchus pascuali, é muito similar ao ornitorrinco e é o fóssil mais antigo de um monotremado, ou seja, um mamífero que bota ovos, encontrado no continente americano.

A descoberta traz novas nuances à história evolutiva dos animais monotremados. Hoje em dia, as cinco espécies de mamíferos que botam ovos conhecidas habitam a Austrália e ilhas próximas de maneira exclusiva. Mas como esses parentes evoluíram em ambientes tão distantes? Quando o pequeno Patagorhynchus pascuali andou sobre a Terra, Austrália e Argentina não eram tão distantes assim.

Supercontinente

Austrália, América do Sul, Antártica e partes da África e da Ásia já foram parte de um mesmo supercontinente, a Gondwana. Essa enorme massa de Terra começou a se separar há 180 milhões de anos, mas não se dividiu completamente até cerca de 66 milhões de anos atrás.

Fósseis mais recentes de monotremados levaram os especialistas a imaginarem que as espécies evoluíram na Austrália e depois cruzaram uma ponte de terra até a América do Sul. A descoberta do P. pascuali mostra que animais monotremados já existiam no continente americano antes da divisão da Gondwana.

Fernando Novas, um dos autores do estudo sobre o P. pascuali, explicou ao LiveScience que isso mostra que mamíferos que botam ovos não evoluíram só na Austrália, mas também na região sul da Gondwana. O artigo sobre o novo parente do ornitorrinco foi publicado no periódico Communications Biology.

evolução Biologia Paleontologia mamíferos ornitorrinco

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro