Alec Baldwin em 2014 - Getty Images
Alec Baldwin

Funcionário de ‘Rust’ processa Alec Baldwin por negligência: ‘Tinha o dever de lidar com cuidado’

Eletricista do filme alega que morte de diretora no set fez com que sentisse ‘grande angústia emocional’

Penélope Coelho Publicado em 11/11/2021, às 07h40 - Atualizado às 09h28

Na última quarta-feira, 10, a imprensa internacional divulgou a informação de que um funcionário que trabalhava nos bastidores do filme de velho oeste "Rust" decidiu processar o ator Alec Baldwin por negligência, a respeito da morte da diretora de fotografia, Halyna Hutchins.

No dia 21 de outubro, a cineasta foi atingida por um disparo acidental, no set de filmagem do filme, no Novo México, nos EUA. De acordo com a polícia local, o tiro foi disparado por Alec.

Segundo informações publicadas pelo portal de notícias UOL, o eletricista do filme, Serge Svetnoy, decidiu abrir o processo com a justificativa de que a tragédia teria causado nele uma “grande angústia emocional”.

Além de Baldwin, Hanna Gutierrez-Reed — armeira do set — e Dave Halls — diretor assistente — também estão sendo processados pelo funcionário.

Na ação, o eletricista explicou os motivos pelos quais decidiu envolver o nome de Alec no processo:

“[Baldwin] tinha o dever para com o requerente e outros membros da equipe [...] de lidar com o Revólver Colt fornecido a ele por Halls com cuidado e diligência razoáveis. Esse dever exigia que Baldwin fizesse uma dupla verificação do Revólver Colt com Halls ao ser manuseado para garantir que ele não contivesse munição real".

O acidente

A tragédia se deu no dia 21 de outubro. O gabinete do xerife do condado de Santa Fé, localizado no Novo México, Estados Unidos, declarou que o ator Alec Baldwin, de 63 anos, disparou uma arma durante as gravações do filme ‘Rust’, matando uma pessoa e deixando outra ferida. O artista não sabia que a arma estava carregada.

"O gabinete confirma que os dois indivíduos baleados no set de 'Rust' foram a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, e o diretor do filme, Joel Souza, 48, atingidos quando uma arma cenográfica foi disparada pelo ator e produtor Alec Baldwin", disse a nota.

Conforme repercutido pelo portal de notícias G1, o disparo trágico se deu durante a gravação de uma cena do filme 'Rust', que tem como tema o velho oeste. A produção é estrelada e produzida por Alec. 

O astro se pronuncia

Após o acidente, o ator fez uma publicação nas redes sociais.

“Não há palavras para expressar meu choque e tristeza pelo trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, esposa, mãe e muito admirada colega nossa. Estou cooperando totalmente com a investigação policial para resolver como essa tragédia ocorreu”, disse Alec.

Ele também declarou oferecer suporte para os familiares da diretora neste momento difícil.

“Estou em contato com o marido dela, oferecendo meu apoio a ele e sua família. Meu coração está partido por seu marido, seu filho e por todos que conheciam e amavam Halyna”.
Personagem morte notícias filme ator processo Negligência funcionário diretora Alec Baldwin

Leia também

Criador de 'Bebê Rena' impediu os próprios pais de assistirem série


Americano busca jacaré de estimação que foi capturado e solto em pântano


Madeleine McCann: mensagem deixada por amigo de suspeito mudou rumo das investigações


Quadro Mona Lisa será realocado; saiba para onde pintura está sendo levada


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Itália: Após 11 anos, autoridades identificam corpo de vítima de naufrágio