Imagem ilustrativa de bandeira francesa - Getty Images
Europa

'Gamer' e 'podcast': França bane termos em inglês para proteger língua local

O governo do país se esforça contra anglicismos em documentos e comunicados oficiais

Wallacy Ferrari Publicado em 03/06/2022, às 11h56

O governo da França publicou mais uma medida referente a língua local para barrar anglicismos em documentos oficiais e nos meios de comunicação do governo; a decisão, que saiu na última segunda-feira, 30, no Diário Oficial do país, obriga a substituição de termos relacionados a videogames, como "esports" e "streamer" por termos nacionais.

Não é a primeira vez que o Ministério da Cultura do país mobiliza tal mudança. Em 2020, expressões digitais como "clickbait", referente a notícia com título tentador mas conteúdo incompatível, e os populares "podcasts", foram orientados a serem trocados por “piège à clics” e “áudio à la demande”, respectivamente.

Dois anos antes, a primeira tradução literal foi solicitada através de uma Comissão para o Enriquecimento da Língua Francesa; a recomendação em 2018 era que o termo "fake news" fosse substituído por “information fallacieuse”, que é basicamente "informação falsa", como informou a agência AFP.

Na decisão mais recente, o método de tradução varia; “Pro-gamer” virou “joueur professionnel”, de "jogador profissional", e "streamer”, virou “joueur-animateur en direct”, uma adaptação de “jogador-apresentador ao vivo”. Resta saber se, mesmo fora de conteúdos oficiais do governo, a interferência de cultura internacional mantenha os termos no cotidiano dos franceses.

O que é anglicismo?

De acordo com a revista Super Interessante, o anglicismo é o termo empregado a expressões que originam da língua inglesa, mas que são incorporados em outras línguas sem qualquer relação etimológica. No português, é comum observar expressões como mouse, webcam, drive-thru e delivery, presentes em diversos países.

França lei língua inglês País decreto Ministério da Cultura anglicismo

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!