O narcotraficante Pablo Escobar (esq.) e imagem ilustrativa de hipopótamos (dir.) - Divulgação/Reprodução/Pixabay/Joleńka
Pablo Escobar

Governo da Colômbia pretende exportar hipopótamos de Pablo Escobar

Segundo as autoridades colombianas, a decisão é pautada por questões ambientais

Redação Publicado em 03/03/2023, às 17h42

Nesta sexta-feira, 3, o governo da Colômbia emitiu um comunicado informando que estão avaliando a possibilidade de exportar os hipopótamos do narcotraficante Pablo Escobar, trazidos ilegalmente para o país. O plano analisado pelas autoridades é de enviar cerca de 72 animais para a Índia, México e Equador, a fim de controlar o aumento no número de espécies invasoras

Segundo informações do portal UOL, os animais passaram a se reproduzir nas regiões de rios e ocupam majoritariamente a região central da Colômbia. Uma equipe de biólogos explicou para a imprensa internacional que os hipopótamos ameaçam o ecossistema local por não terem predadores naturais.

Em nota, David Echeverry, diretor do Gestão da Biodiversidade da autoridade regional das Bacias dos Rios Negro e Nare (Cornare), acrescentou:

Vamos acelerar a autorização e atingir este fim, que é ambiental, de defesa e proteção dos animais. Na Índia, disseram que podem receber até 60 hipopótamos, no México há capacidade para receber até dez e o Equador relatou a possibilidade de receber dois hipopótamos". 

Zoológico ilegal 

Pablo Escobar construiu um zoológico na Fazenda Nápoles, propriedade conquistada graças aos lucros com o império criminoso, localizada em Puerto Triunfo, cidade no departamento de Antioquia. Ele importou para o local animais exóticos de todo o mundo. 

Em 1993, com a morte de Escobar, os bichos ficaram abandonados e acabaram escapando do zoológico. Posteriormente, com a introdução forçada das espécies fora de suas regiões naturais, houve mudanças que passaram a ameaçar a fauna e flora da Colômbia.

Colômbia narcotráfico Pablo Escobar Hipopótamos Zoológico

Leia também

França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental