Avião envolvido no acidente catastrófico - Clint Groves via Wikimedia Commons
Tragédias

A desastrosa queda do voo 303 da Transbrasil que chocou o país há 40 anos

O acidente ocorrido no fim do trajeto resultou na morte de 55 pessoas e em uma comoção nacional

André Nogueira Publicado em 11/04/2020, às 09h00 - Atualizado em 08/07/2021, às 12h30

No dia 12 de abril de 1980, em Florianópolis, Santa Catarina, um trágico acidente aéreo marcou a história do estado após a morte de 55 pessoas, que tiveram seus corpos desaparecidos e procurados até mesmo pela população civil num esforço coletivo de desespero. Foi o triste caso do voo 303 da Transbrasil, que saiu de Belém (Pará) rumo a Porto Alegre, capital gaúcha.

A aeronave passou por Fortaleza (Ceará), Brasília (DF), Vitória (Espirito Santo), Rio de Janeiro e São Paulo. A capital catarinense seria a última escala antes do trajeto final, rumo à metrópole do Guaíba.

Entre Congonhas e o aeroporto Hercílio Luz, o avião passou por uma frente fria que provocou tempestades localizadas resultando em uma turbulência. No fim do trajeto, deu-se início à tragédia.

O Boeing já estava a caminho do pouso em Florianópolis no início da noite quando a visibilidade ficou muito baixa, por conta da chuva noturna. O comandante Geraldo Teixeira, piloto do veículo, cometeu um erro fatal: ele acreditava que estava sobrevoando a Baía Norte, em direção à pista de pouso, no entanto, o avião se direcionava aos arredores de morros.

Moradores do Bairro Ratones perceberam o grande veículo metálico caindo do céu próximo às 20:40 da noite. Houve um voo baixo, que não foi suficiente para reduzir o impacto, e pôde-se ouvir um estrondo seguido por um incêndio.

O Boeing 727 havia batido violentamente contra o Morro da Virgínia, a 300 metros de altura. Logo após a queda, deu-se início a uma busca por sobreviventes, em que um helicóptero do Esquadrão de Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira sobrevoava uma clareira com mais de 300 metros de comprimento causado pela queda.

Uma médica carioca foi socorrida no local, com 30% do corpo queimado, mas morreu no hospital após transferência para o Rio de Janeiro. Dos 58 indivíduos presentes no avião durante o voo, apenas três sobreviveram: o advogado Flávio Barreto e o casal Marlene e Cléber Moreira, cujo filho bebê faleceu. O local do acidente acabou em destroços, onde muitos foram realizar saques e furtos.

Quando foi lançado o relatório final da investigação pela Aeronáutica, foi revelado que o avião fora deslocado de sua rota original pelos fortes ventos da tempestade, descartando o erro humano como causa do acidente. Após o episódio, foi recomendado ao aeroporto a instalação de equipamentos de auxílio ao pouso.


+Saiba mais sobre acidentes de avião através das obras disponíveis na Amazon

Detetives da aviação - Os acidentes aéreos mais misteriosos do mundo, de Christine Negroni (2017) - https://amzn.to/2SdCz7x

Acidentes Aéreos: Conheça os bastidores das investigações de acidentes aeronáuticos, de Daniel Kalazans (2015) - https://amzn.to/2tnyJjJ

Why Planes Crash: An Accident Investigator?s Fight for Safe Skies (Edição Inglês), de David Soucie e Ozzie Cheek (2011)  - https://amzn.to/2GOze9B

Terror a bordo: 17 histórias turbulentas, de Vários Autores (2020) - https://amzn.to/2UW0UkY

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du

queda avião incêndio mortes acidente Florianópolis

Leia também

Após 90 minutos lutando com crocodilo, mulher é resgatada viva


Estudante da USP é condenada por desvio de dinheiro de formatura


Filme sobre homem que salvou crianças dos nazistas é lançado no streaming


Logo após resgate de sua filha, mãe de refém do Hamas morre de câncer


Arqueólogos anunciam descobertas feitas durante escavações em castelo inglês


Escultura que mostra Maria durante o parto de Jesus é vandalizada na Áustria