As pirâmides de Gizé - Wikimedia Commons
Egito Antigo

Necrópole de Gizé contava com uma quarta pirâmide, afirma historiador

Ele alega que documentos históricos e a topografia da região colaboram para a teoria de que, na verdade, o local contava com quatro grandes monumentos

Isabela Barreiros Publicado em 13/02/2020, às 08h00

De acordo com o historiador Matthew Sibson, a famosa Necrópole de Gizé contava com quatro pirâmides, não três, como conhecemos atualmente. A construção “desaparecida” é objeto de estudo do pesquisador, que alega ter encontrado evidências históricas para tal afirmação.

O principal registro utilizado por Sibson para sustentar sua teoria é um trabalho escrito e esboçado por um capitão da Marinha dinamarquesa. Frederik Ludvig Norden desenhou o local que abriga as pirâmides em 1737. O mais interessante da ilustração, porém, é o fato de que ela conta com quatro monumentos.

O esboço de Norden / Crédito: Matthew Sibson

 

"Essa pirâmide teria sido bem diferente das outras, cerca de 90 metros menor que as outras e aparentemente tinha um cubo no topo, o que eu acho que era para uma estátua”, explica o historiador. Além do documento de Norden, ele afirma que o terreno da região tem uma topografia favorável à hipótese.

Mas o que teria acontecido com a pirâmide “perdida”? Segundo Sibson, “algumas autoridades sugeriram que ela foi desmontada na década de 1.700 e a pedra usada para construir a cidade vizinha do Cairo".

História Egito Antigo notícia Pirâmide de Gizé necrópole de gizé

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada