Pintura do rosto de Leonardo da Vinci - Reprodução / Wikimedia Commons
Leonardo Da Vinci

Itália: Governo cogita compra de suposta obra de Leonardo Da Vinci

Nesta segunda-feira, 6, o Ministério da Cultura da Itália demonstrou conhecimento sobre obra atribuída a Leonardo da Vinci

Redação Publicado em 06/11/2023, às 19h04

Nesta segunda-feira, 6, o Ministério da Cultura da Itália informou que tem conhecimento da descoberta de um esboço atribuído a Leonardo da Vinci. Na ocasião, a pasta informou que caso a obra seja autêntica, haverá um interesse de compra por parte do governo local. 

O esboço em questão, que se encontra na França, teve a recusa do proprietário para uma venda ao Louvre. O caso seguiu para a Justiça do país, entretanto, o Ministério da Cultura francês e o museu localizado em Paris foram derrotados no processo. 

Além disso, conforme o jornal Le Monde, o tribunal administrativo de Paris, que estava em julgamento recentemente, tomou a decisão de que o desenho poderá ser vendido por meio de um leilão, e deu ordens para que a França oferecesse um certificado de exportação ao proprietário. 

Em nota, a pasta italiana comentou: "Estamos acompanhando com 'grande atenção' e serão os especialistas - e na Itália temos especialistas muito confiáveis - que dirão se é realmente de Leonardo e definirão o valor", e completa:

Se for confirmada a atribuição do desenho ao gênio italiano e se a obra realmente for a leilão, o Ministério, através dos órgãos competentes, verificará todos os caminhos possíveis, inclusive com o envolvimento de sujeitos privados e mecenas, para fazer uma oferta de compra correta e ponderada, e destinar a obra a um grande museu público italiano". 

Segundo repercutiu o portal de notícias do UOL, com informações da ANSA Brasil, a obra descoberta em 2016 tem estimativas levantadas pela imprensa que pode valer cerca de 15 milhões de euros.  

Outros detalhes 

Com a descoberta, o Ministério da Cultura francês afirmou que o desenho representaria "um novo elemento no conhecimento da evolução da composição entre a série de São Sebastião e das experiências científicas de Leonardo da Vinci".

França Leonardo da Vinci Itália descoberta esboço Ministério da Cultura

Leia também

Nasa divulga imagen da explosão solar que causou aurora boreal


RS: Nível do Guaíba volta a subir após menor medição em oito dias


Em regime aberto, Alexandre Nardoni quer trabalhar na empresa do pai em SP


Por dentro da 'Caverna da Morte', que mata tudo que entra nela


Jornalista presa por denunciar Covid em Wuhan deverá ser solta após quatro anos


Em meio a enchentes, polícia encontra depósito com objetos roubados no RS