Fusa Tatsumi - Reprodução/X/@ABSCBNNews/@japan_years
Mundo

Japão: Fusa Tatsumi, pessoa mais velha do país, morre aos 116 anos

Fusa Tatsumi, que nasceu em 1907, possuía o título de pessoa mais velha do país até o momento de sua morte, nesta terça-feira, 12

Redação Publicado em 12/12/2023, às 14h27

Nesta terça-feira, 12, a idosa tida como a pessoa mais velha do Japão faleceu aos 116 anos de idade. Fusa Tatsumi nasceu em 1907, viveu duas guerras mundiais e teve três filhos na cidade de Osaka, região oeste do país. A notícia de sua morte foi divulgada pelas autoridades da cidade onde ela passou a maior parte de sua vida. 

Conforme repercutido pelo portal da Folha de Pernambuco, o governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura, relembrou em seu perfil do X o último encontro com Tatsumi, que se deu durante uma festa no último mês de setembro, para comemorar sua longevidade. “Lembro-me de que a senhora Fusa Tatsumi estava bem”, disse ele.

Longevidade

Atualmente, o Japão é o segundo país com o maior número de pessoas longevas, atrás apenas de Mônaco, somando mais de 47.000 centenários. Fusa Tatsumi se tornou a pessoa mais velha do país no último ano, com a morte de Kane Tanaka, que tinha 119 anos. Esta última foi reconhecida pelo Livro Guinness dos Recordes como a decana da humanidade em abril de 2022. 

Agora, o título de pessoa mais idosa viva no mundo pertence à María Branyas, que nasceu nos Estados Unidos, mas reside na Espanha, e completará 117 anos em 4 de março de 2024.

Japão morte recorde falecimento idosa centenária decana da humanidade

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro