Kate, William, Harry e Meghan após a morte da rainha Elizabeth - Getty Images
Família real

Kate insistiu em 'resposta dura' a Meghan e Harry, diz livro

Em novo livro, o jornalista Valentine Low afirma que a Princesa de Gales teria defendido uma declaração

Redação Publicado em 03/07/2023, às 18h04

A princesa de Gales, Kate Middleton, teria defendido veementemente que o Palácio de Buckingham emitisse uma resposta contundente à entrevista do príncipe Harry e de sua esposa, Meghan Markle, concedida a Oprah Winfrey em 2021. A revelação é feita no livro "Courtiers: O Poder Oculto por Trás da Coroa" (em tradução livre), do jornalista britânico Valentine Low.

Após a exibição do programa no Reino Unido, o então duque e duquesa de Cambridge se reuniram com membros da família real para abordar o assunto e enfrentar as "alegações incendiárias dos Sussex", conforme relata Low em seu livro "Courtiers", de acordo com o site Page Six.

Segundo o jornalista, o rascunho inicial da declaração oficial do palácio não incluiu a frase que se tornaria amplamente conhecida posteriormente: "algumas lembranças podem variar". No entanto, Kate insistiu enfaticamente que a frase fosse incluída no comunicado oficial.

Kate teria dito: "A História vai julgar esse comunicado e, a menos que essa frase ou uma semelhante seja incluída, tudo que eles disseram será visto como verdade".

Quem adicionou a famosa frase foi Jean-Christophe Gray, secretário particular de William, e, uma vez incorporada, a então duquesa de Cambridge insistiu para ela permanecer. O trecho em questão sugeria que a família tinha memórias conflitantes em relação às situações relatadas por Harry e Meghan na entrevista, indicando que os eventos não ocorreram da forma como eles descreveram.

Os relatos 

Entre as acusações feitas por Harry e Meghan na entrevista, estão supostos comentários racistas por parte de membros da família real. Eles afirmaram que "houve conversas e preocupações sobre quão escura seria a pele de Archie quando ele nascesse".

Na época, o comunicado divulgado pela falecida rainha Elizabeth II declarava: "Toda a família está triste ao saber o quão desafiadores foram os últimos anos para Harry e Meghan. As questões levantadas, especialmente aquelas relacionadas à raça, são preocupantes. Embora algumas lembranças possam variar, elas são levadas muito a sério e serão abordadas pela família em particular", prosseguiu. "Harry, Meghan e Archie serão sempre membros muito amados da família", concluía o comunicado.

livro entrevista meghan markle kate middleton harry príncipe William Comunicado Oprah Winfrey

Leia também

França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental