Fotografia do item a ser leiloado - Divulgação/ Bloomfield Auctions
Adolf Hitler

Lápis presenteado a Hitler por sua esposa será leiloado na Irlanda do Norte

O item possui uma inscrição com as iniciais "AH", referentes ao nome do líder nazista

Redação Publicado em 29/05/2023, às 10h29

A Bloomfield Auctions, uma casa de leilões sediada em Belfast, a capital da Irlanda do Norte, colocará à venda no próximo dia 6 de junho um lápis que teria pertencido a ninguém menos que Adolf Hitler. 

O instrumento de escrita possui algumas inscrições relevantes, como o nome "Eva", e ainda as letras "AH", que são as iniciais do ditador alemão. O valor especulado para sua compra é entre 50 e 80 mil libras esterlinas, que é equivalente a entre 309 mil e 495 mil reais na cotação atual. 

Os consultores da Bloomfield acreditam que o objeto tenha sido presenteado a ele por sua parceira, Eva Braun — vale mencionar que, embora o casal tenha passado anos juntos, apenas foram oficialmente casados por algumas horas. 

Existe ainda a especulação a respeito da data em que o lápis foi dado: no aniversário de 52 anos de Hitler, ocorrido em abril de 1941, em meio à Segunda Guerra Mundial. As informações foram divulgadas pelo The Guardian. 

A importância do lápis pessoal gravado de Hitler reside no fato de que ele ajuda a desvendar um pedaço oculto da história, dando uma visão única das relações pessoais de Hitler, que ele escrupulosamente manteve escondido dos olhos do público, explicou Karl Bennett, que é diretor-gerente da casa de leilões norte-irlandesa. 

"Grande parte do apelo pessoal de Hitler durante sua ditadura derivou de sua identidade cuidadosamente construída como o pai da nação alemã, que rejeitou a conexão pessoal em favor da lealdade ao seu país (...) Este símbolo de amor de um lápis personalizado de Eva em seu aniversário ajuda a revelar o engano por trás da fachada pública de Hitler", acrescentou o profissional. 

Mais detalhes do leilão

Além do lápis, o evento contará com outros interessantes itens históricos, como uma fotografia do líder nazista que conta com sua assinatura, e um documento escrito à mão pela rainha Vitória, que governou a Inglaterra entre 1837 e 1901. 

Fotografia de Hitler assinada pelo mesmo / Crédito: Divulgação/ Bloomfield Auctions

O papel consiste em um perdão concedido pela monarca a um grupo de rebeldes irlandeses que teriam sido considerados culpados de traição à Coroa. 

Adolf Hitler Leilão notícias Eva Braun irlanda do norte lápis

Leia também

Golden Retriever nasce verde-limão e chama a atenção na internet


Ex-funcionário de banco é condenado a devolver R$ 1,7 milhão que havia desviado


Nasa divulga imagen da explosão solar que causou aurora boreal


RS: Nível do Guaíba volta a subir após menor medição em oito dias


Em regime aberto, Alexandre Nardoni quer trabalhar na empresa do pai em SP


Por dentro da 'Caverna da Morte', que mata tudo que entra nela