Protestos no Chile, em novembro de 2022, contra a violência aos povos Mapuches - Getty Images
Argentina

Líder indígena mapuche é preso na Argentina

O líder indígena Facundo Jonas Huala era procurado no Chile e havia sido acusado por posse ilegal de armas

Redação Publicado em 30/01/2023, às 19h00

Nesta segunda-feira, 30, o Ministério de Segurança da província do Rio Negro, na Argentina, emitiu um comunicado informando sobre a prisão do líder indígena Facundo Jonas Huala, um mapuche que era considerado fugitivo pela Justiça chilena. O homem foi encontrado durante uma operação policial no sudoeste de Buenos Aires e deve ser extraditado para o Chile

Segundo informações publicadas pelo portal G1, o líder indígena foi considerado culpado pelas acusações de posse ilegal de arma de fogo e por incendiar a residência de um zelador, localizada no sul do Chile. Como pena, ele havia sido condenado a seis anos de prisão. 

A detenção do líder da Resistência Ancestral Mapuche (RAM), que estava foragido da Justiça do Chile desde fevereiro de 2022, ocorreu após vários meses de investigações", ressaltou o ministério. 

Sobre o caso e os mapuches 

Manuel Monsalve, sub-secretário chileno do Interior, comentou sobre o caso de Facundo para a imprensa de Santiago e reiterou que as autoridades do país já solicitaram as devidas documentações para ser realizada a extradição:

Queremos que não haja impunidade, neste ou em qualquer outro caso e, portanto, queremos que seja extraditado para que cumpra a pena correspondente". 

Os mapuches são um povo do território centro-sul do Chile e da Argentina, membros originários de um grupo estabelecido em ambos os lados da Cordilheira dos Andes. Após anos de luta e resistência contra conquistadores espanhóis, em sua maioria, eles pedem a devolução das terras e bens que pertenceram aos seus ancestrais

Argentina Chile prisão líder indígena Facundo Jonas Huala Mapuches

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência