Imagem de um eclipse - Fedaro via Wikimedia Commons
Brasil

Maior eclipse do século poderá ser visto na semana que vem

Fenômeno mais duradouro desde 2001

Fabio Previdelli Publicado em 11/11/2021, às 13h19

No próximo dia 19, sexta-feira, acontecerá o mais longo eclipse lunar do século. Segundo a NASA, o fenômeno durará três horas, 28 minutos e 23 segundos, sendo o mais duradouro entre os que ocorreram desde 2001 e os que vão acontecer até 2100.

O evento poderá ser visto entre as primeiras horas do dia, quando a Terra passará entre o Sol e a Lua. Na ocasião, cerca de 97% de nosso satélite natural ficará ‘escondido’. Mas as condições para sua observação dependerão da região. 

A estimativa é que o eclipse atinja seu pico por volta das 6 horas da manhã, seguindo o horário de Brasília. Aqui no Brasil, por exemplo, o nível de ‘cobertura’ da Lua ficará um pouco abaixo dos 97% e o evento, ao todo, durará cerca de duas horas. 

A região Norte poderá observar o fenômeno em quase sua totalidade, relata o Diário do Nordeste. Em entrevista ao periódico, o professor de Astronomia Romário Fernandes explica que o eclipse poderá ser visto a olho nu de todo o solo brasileiro, desde que as nuvens não atrapalhem a observação. 

Vai ser possível ver a Lua se pondo praticamente como a Lua de Sangue, nome popular para o aspecto avermelhado que a Lua assume durante o eclipse lunar total, que, infelizmente, não é o caso", diz o especialista, que completa explicando que o fenômeno se dará na direção em que o Sol se põe. 

Moradores do México, Estados Unidos, Canadá e outros países da América do Norte serão os mais ‘privilegiados’. A Europa observará o evento quase como aqui na América do Sul. Ásia e Oceania perderão o início do eclipse; já África e Oriente Médio não o observarão nem por um instante.

Nasa Terra notícias sol observação eclipse lunar Brasil Lua

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada