Imagem meramente ilustrativa - Foto por Rodrigo de la torre pelo Pixabay
Arqueologia

Mais de uma centena de pinturas rupestres do Neolítico são encontradas na França

Descoberta foi feita por dois homens que moravam na região da descoberta, e datam de 4 mil anos atrás

Éric Moreira, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 02/02/2023, às 08h14

Na comuna de Valdeblore, na França, mais de uma centena de pinturas rupestres de aproximadamente 4 mil anos foram descobertas por dois homens que moram nas redondezas. De acordo com Claude Salicis, presidente do Instituto de Pré-História e Arqueologia dos Alpes Mediterrâneos (IPAAM), as pinturas são do período Neolítico e são um achado "importante".

As 120 telas, por sua vez, representam guerreiros e "cenas de combate, caos ou funerais", descreve Salicis à AFP. Segundo ele, elas teriam sido feitas durante o "final do Neolítico e início da Idade do Bronze", cerca de 2 mil anos antes da era cristã, tendo sido encontradas em abrigos rochosos de uma falésia habilitada para escalada, conforme repercutido pelo portal GZH.

O novo sítio arqueológico descoberto em Valdeblore, no sudeste da França, é "uma descoberta importante na região, pois apenas duas pinturas desse tipo foram identificadas até agora", explica Salicis. "Agora, o desafio é classificar essas pinturas e assim poder protegê-las", completa ele. 

Descoberta

A impressionante descoberta foi feita no verão de 2022 por dois homens — o ex-vice-campeão europeu de judô que se diz "apaixonado por história e arqueologia", Marcel Pietri, de 64 anos, e seu filho — que vivem perto do paredão de rochas onde estava o tesouro do passado. 

Eu e meu filho costumamos caminhar por essas montanhas e muitas vezes já passamos em frente ao penhasco, sem ver as pinturas", disse Marcel Pietri à AFP. "Num dia de verão, meu filho decidiu gravar o penhasco com um drone. Foi quando vimos a primeira pintura e depois outras."
França Mundo História curiosidades notícias arqueologia Neolítico pinturas rupestres

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro