Imagem da rampa do Palácio do Planalto - Divulgação
Brasil

Manifestante joga tinta vermelha em rampa de acesso do Palácio do Planalto

Prédio faz parte do conjunto arquitetônico de Brasília e é tombado pela Unesco como patrimônio da humanidade. Ato é considerado vandalismo

Fabio Previdelli Publicado em 08/06/2020, às 12h11

No início dessa segunda-feira, 8, a rampa usada por autoridades em eventos oficiais, no Palácio do Planalto, amanheceu pintada de vermelho. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, a ação foi cometida por um homem que usava uma camisa branca e que fugiu em seguida.

De acordo com o relato de um apoiador do presidente Jair Bolsonaro, que afirma ter presenciado o ato, o manifestante saiu correndo depois que jogou a tinta. Ele estava caminhando e, depois do feito, foi em direção a uma moto que o aguardava. Segundo a testemunha, uma pessoa já o aguardava no veículo e os dois saíram em disparada.

Além de sede do governo federal, o prédio faz parte do conjunto arquitetônico de Brasília e é tombado pela Unesco como patrimônio da humanidade. O ataque ao local é considerado vandalismo.

Após o ato, uma equipe de limpeza do Palácio do Planalto foi deslocada até o local para tentar retirar a tinta vermelha do chão.

Brasil UNESCO Brasília notícia vandalismo Palácio do Planalto

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada