Medalha com rosto de Medusa, de 1,8 mil anos - Reprodução / Redes Sociais / Facebook
Medalha

Medalha com rosto de Medusa, de 1,8 mil anos, é encontrada em forte romano

A medalha foi desenterrada no início de junho e descoberta foi compartilhada nas redes sociais

Redação Publicado em 28/06/2023, às 16h14

Arqueólogos descobriram em um forte romano do primeiro século d. C. uma medalha militar com o rosto da Medusa, que na mitologia grega é retratada com cabelos de cobra e poder de petrificação. O objeto fascinante possui cerca de 1,8 mil anos. Em 6 de junho, a medalha foi desenterrada no sítio arqueológico inglês de Vindolanda.

Em 8 de junho, a organização responsável pelas escavações, The Vindolanda Trust, divulgou a descoberta nas redes sociais. “Esta é uma phalera de prata [uma condecoração militar] representando a cabeça da Medusa”, diz a publicação. “A phalera foi descoberta no chão de um quartel, datando do período de ocupação de Adriano”.

Durante a era romana, a figura da Medusa era símbolo de algo que “repelia o mal”. O professor de história da arte especializado em arte grega e romana da Universidade do Sul da Califórnia John Pollini, explicou que “desde os tempos gregos, este é um potente item apotropaico para afastar coisas ruins, para evitar que coisas ruins aconteçam com você". Vale ressaltar que o professor não esteve envolvido nas escavações.

Uso da medalha

A figura mitológica aparece em várias outras medalhas, que serviam para honrar os soldados que estiveram em batalha. Os guerreiros as utilizavam em desfiles locais, de acordo com o professor americano. Além desses desfiles, eles também costumavam usar as medalhas em enterros.

De acordo com a Galileu, a medalha que possui a poderosa vilã esta atualmente em conservação no laboratório de Vindolanda e em 2024, fará parte de uma exposição juntamente de outros achados encontrados no local.

História mitologia grega romano cabeça Medusa Sítio Arqueológico Forte rosto Medalha

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro