Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Artefato de 1.800 anos representando Medusa é encontrado na Turquia

O antigo objeto de bronze traz uma representação da famosa figura mitológica

Redação Publicado em 05/10/2022, às 17h29 - Atualizado em 09/10/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia mostrando artefato de metal - Divulgação/ AA
Fotografia mostrando artefato de metal - Divulgação/ AA

Escavações no sudeste da Turquia descobriram um artefato metálico de 1.800 anos que traz a representação da cabeça de Medusa, uma vilã a mitologia greco-romana capaz de petrificar humanos com o seu olhar. 

A relíquia, que é feita de bronze, seria uma medalha presenteada aos oficiais militares da época, conforme estimado pelos especialistas que a descobriram. 

A medalha com a cabeça de Medusa aparece como um prêmio dado a um soldado pelo seu sucesso. É uma medalha que um soldado usa em seu escudo durante uma cerimônia militar. Encontramos um diploma militar de 1.800 anos aqui durante as escavações no ano passado e também associamos a medalha ao serviço militar", explicou o diretor do Museu de Adiyaman, Mehmet Alkan.

Vale mencionar que o local onde o artefato foi encontrado corresponde à antiga cidade grega de Perre.  

Origens mitológicas 

Na mitologia dos gregos, Athenas, que é a deusa da guerra e da sabedoria, colocou a cabeça decepada de Medusa em seu escudo para se tornar uma guerreira ainda mais intimidadora. A história é um dos simbolismos que relaciona a vilã com contextos militares.