Imagem ilustrativa de um remédio - Pixabay
Ciência

Medicação desenvolvida na Idade Média ainda é efetiva em enfermidades atuais, diz estudo

Feito a partir de componentes simples, o remédio demonstrou ser eficaz contra bactérias que circulam atualmente

Penélope Coelho Publicado em 31/07/2020, às 13h17

Um estudo realizado pela Universidade de Warwick, na Inglaterra, analisou uma espécie de medicamento utilizado durante a Idade Média e chegou à conclusão de que sua fórmula ainda é bem eficiente.

De acordo com o artigo publicado pela revista científica Scientific Reports, na última terça-feira, 28, os especialistas recriaram o remédio conhecido como Bad’s eyesalve (colírio do Bald na tradução literal para o português).

Essa espécie de xarope medieval era feito a partir de cebola, alho vinho e sais biliares, após diversas análises, os pesquisadores concluíram que o medicamento tem capacidade de agir contra atividades bacterianas de um organismo. Os cientistas ficaram surpresos após perceberem a eficácia da solução em gêneros resistentes de bactérias atuais, como por exemplo, o Staphylococcus e o Streptococcus.

"O colírio de Bald enfatiza a importância do tratamento médico ao longo do tempo [...] Isso mostra que, no início da Inglaterra medieval, as pessoas tinham pelo menos alguns remédios eficazes.", informou a coautora do estudo, Christina Lee, em comunicado oficial. Atualmente, os especialistas esperam que essa descoberta ajude no desenvolvimento da medicina e na criação de novos medicamentos eficazes contra bactérias.

ciência Idade Média pesquisa remédio Medicação

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!