Registro do jovem - Divulgação / vídeo / Global News
Ucrânia

Menino ucraniano ajuda a destruir comboio russo com drone particular

“Ele é um verdadeiro herói”, diz comandante de uma unidade de defesa territorial

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/06/2022, às 19h01

Na Ucrânia, um adolescente de 15 anos está sendo considerado “herói” depois de usar o próprio drone para ajudar as forças armadas do país a achar e destruir um comboio russo. Andrii Pokrasa conseguiu obter as coordenadas e fotos dos invasores, que avançavam para Kiev no início da guerra. Os dados foram encaminhados para o exército ucraniano pelo pai do menino.

As autoridades recrutaram Pokrasa porque sabiam que ele havia comprado o equipamento e ele era o único da região que sabia pilotá-lo, de acordo com o site canadense Global News.

Os invasores estavam em uma rodovia entre Kiev e Zhytomyr. Devido ao sucesso da missão, Pokrasa ganhou dos militares controles de um drone de qualidade e alcance maior, para continuar apoiando as forças armadas.

Yurii Kasjanov, comandante de uma unidade de defesa territorial, disse que: "[Pokrasa] era o único que tinha experiência com drones naquela região. Ele é um verdadeiro herói. Um herói da Ucrânia”.

Grandes emoções

O adolescente disse que tinha consciência dos riscos e que a experiência foi "muito assustadora”, mas afirmou que queria impedir que as forças russas atacassem sua cidade natal. O nome da cidade não foi divulgado por questão de segurança. "Eles nos forneceram informações onde os russos poderiam estar aproximadamente. Nosso objetivo era encontrar as coordenadas exatas e fornecê-las aos soldados”, disse o garoto em entrevista ao Global News.

O pai do menino também ajudava, repassando as informações para o exército por meio de um aplicativo. Iryna, mãe de Pokrasa, disse que ficou preocupada quando o marido começou a levar o filho à noite para "procurar soldados russos”. Depois do que aconteceu, ela o levou para terminar o ano letivo na Polônia.

Ele também conta que ficou com emoções variadas durante a operação. "Eu estava feliz, mas também [pensava] que eram pessoas ali. Eles eram ocupantes, mas de qualquer forma, também eram pessoas”, comenta.

Ucrânia Soldados drone herói russos menino adolescente comboio

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada