Imagem de pequeno Buda encontrado em praia na Austrália Ocidental - Reprodução / Vídeo
Estátua de Buda

Minúscula estátua de Buda é encontrada na Austrália e tem valor curioso

A estátua de bronze foi encontrada em uma praia na Austrália Ocidental por acaso e pode mudar a história das migrações humanas; entenda!

Redação Publicado em 09/03/2023, às 16h55 - Atualizado às 17h14

Em uma praia na Austrália Ocidental, uma minúscula estátua de Buda, que pode mudar a história das migrações humanas, foi encontrada. O artefato de bronze foi avaliado em R$ 600 mil e segundo especialistas, pertence à dinastia Ming

A relíquia foi encontrada pelos cineastas e exploradores Leon Deschamps e Shane Thompson, enquanto eles estavam detectando metal a procura de objetos da era napoleônica.

A busca tinha como objetivo encontrar os itens para um documentário sobre a exploração francesa da Austrália no início dos anos 1800. Até então, a única descoberta havia sido uma lata de cerveja vazia, como repercutido pelo UOL. 

Viajantes chineses

A descoberta do pequeno artefato pode funcionar como uma prova de que os marinheiros chineses desembarcaram na Austrália séculos antes dos europeus. Leon Deschamps entrou em contato com o programa de televisão britânico, Antiques Roadshow, no qual, os avaliadores de antiguidades averiguam objetos trazidos pelas pessoas, a fim de tentar provar sua teoria a respeito da jornada de Buda.

Deschamps acredita que, por volta de 1420, a estátua chegou à praia trazida por Bao Chuan, um navio do tesouro chinês. As embarcações eram parte da frota de Zheng He, almirante que explorava o mundo em busca de minerais. 

Um especialista em arte asiática do Antiques Roadshow, Lee Young, não confirma, no entanto, que a estátua pode ser usada como uma evidência concreta de que os viajantes chineses desembarcaram no continente há mais de 600 anos. Essa informação deve ser revisada e confirmada por especialistas da área.

Até então, o Buda, devido à sua descoberta e autenticação, é o artefato chinês mais antigo descoberto em solo australiano

"Ocasionalmente, aparece um objeto com uma história incrível que o torna quase um tesouro mundial. A história sobre esse pequeno Buda e sua jornada para chegar aqui hoje, para mim, torna este um objeto excepcional", diz Young, como repercutido pelo UOL.

Cerimônia

Ainda segundo a fonte, Lee Young confirmou o pertencimento da estátua à dinastia Ming, que governou a China entre 1368 e 1644

É um Buda infantil. Ele foi trazido em cerimônias para celebrar o aniversário de Buda, e é por isso que é retratado dessa forma", conta. 

Ele explicou que, durante as cerimônias, sobre os ombros de Buda, água purificada ou chá eram derramados. A fim de evitar danos, eles eram feitos de bronze. 

Austrália estátua bronze praia buda embarcações

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro