Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Monstro do mar de manuscrito norueguês do século 13 é, na verdade, uma baleia

Cientistas da Austrália concluíram que o monstro descrito nos manuscritos era uma baleia após observar comportamento curioso

Eduardo Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 28/02/2023, às 19h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reconstrução artística digital de uma baleia-jubarte usando o método de armadilha para conseguir alimentos - Divulgação/J. McCarthy
Reconstrução artística digital de uma baleia-jubarte usando o método de armadilha para conseguir alimentos - Divulgação/J. McCarthy

A descrição de uma criatura marinha monstruosa em manuscritos nórdicos do século 13 levou historiadores, por muitos anos, a pensar que os textos antigos se referiam a uma espécie mitológica, como o Kraken. Na verdade, como explicam cientistas da Austrália em um novo estudo, o monstro sinistro é só uma baleia usando uma técnica de armadilha para a alimentação.

Esse padrão de alimentação das baleias só foi descrito por cientistas há mais ou menos uma década, após ver baleias-jubarte e baleias-de-bryde que ficavam esperando paradas com as bocas abertas na superfície da água. A armadilha funciona porque peixes enxergam a mandíbula da baleia como um possível asilo, sendo que, na verdade, estão nadando em direção à própria cova.

John McCarthy, um arqueólogo marinho da Universidade Flinders da Austrália contou ao LiveScience que estava lendo mitologia nórdica quando se deparou com a descrição de um monstro marinho que se assemelhava muito ao comportamento alimentar de armadilha das baleias. De acordo com ele, o paralelo entre a suposta criatura mitológica e as baleias era impressionante.

Investigação interdisciplinar

Para investigar e desenvolver um paralelo sólido entre a criatura da mitologia nórdica e as baleias que usam essa técnica de armadilha, McCarthy reuniu uma equipe de biólogos marinhos, arqueólogos e especialistas em linguagem e literatura medieval para entender melhor as peças do quebra-cabeça. O estudo realizado por eles foi publicado no periódico Marine Mammal Science.

O monstro marinho era chamado de "hafgufa" nos manuscritos nórdicos, e existem ilustrações antigas dele sendo retratado como uma criatura similar à baleia com peixes pulando para dentro de sua boca.

Lauren Poyer, que é uma professora de Estudos Escandinavos na Universidade de Washington, falou em entrevista ao LiveScience que os antigos nórdicos provavelmente não consideravam o "hafgufa" um monstro, mas que essa seria uma leitura errada e anacrônica dos relatos medievais a partir de uma visão do século 18, que provavelmente partia de uma perspectiva de dúvida quanto a precisão dos registros da Idade Média.

A técnica de alimentação das baleias foi retratada numa série documental da BBC de 2021. Aqui, você pode ver um exemplo da baleia-de-bryde realizando a armadilha em um vídeo postado no Instagram: