O projétil de dois mil anos - Divulgação/Dafna Gazit/Israel Antiquities Authority
Israel

Munição com nome do deus Hércules é encontrada em Israel

Projétil de cerca de dois mil anos ainda tinha cravado o nome de outro deus grego e teria sido usado em guerra

Fabio Previdelli Publicado em 13/12/2022, às 09h52

As Autoridades de Antiguidades de Israel informaram que arqueólogos encontraram, durante escavações no sítio arqueológico de Yavne, uma munição de cerca de dois mil anos. 

Um fato peculiar é que ela continha a inscrição com os nomes dos deuses gregos Herácles (mais conhecido popularmente como Hércules) e de Hauron — considerado o deus das cavernas, deserto e das montanhas. 

O sítio arqueológico em Yavne/ Crédito: Divulgação/Emil Aladjem/Israel Antiquities Authority

 

Na outra face da munição, que era usada em baladeiras — uma espécie de estilingue —, também estava gravada a palavra “vitória”. O projétil é feito de chumbo e possui cerca de 4,4 centímetros de comprimento. 

A Guerra dos Hasmoneus

Segundo matéria publicada pelo veículo local The Jerusalem Post, o achado teria sido usado durante a guerra dos Hasmoneus; batalha ocorrida para preservar a identidade religiosa judaica. Os nomes dos deuses no projétil seria uma forma de reforçar o êxito no conflito. 

Conforme explicam Pablo Betzer e Daniel Varga, diretores da escavação, o conflito ocorreu no século II a.C., quando os gregos foram atacados pelo exército dos Hasmoneus — que tinha a intenção de criar um “estado puro” e homogêneo em termos religiosos e ritualísticos. 

As balas de chumbo, anunciando a vitória iminente dos deuses pagãos de Yavne, são evidências tangíveis de uma batalha feroz que ocorreu na cidade israelense naquela época", apontam. 

Yulia Ustinova, pesquisadora da Universidade de Ben-Gurion do Negev, responsável por decifrar os escritos, conta que Hércules e Hauron eram considerados os patronos divinos da cidade durante o período helenístico e que as inscrições eram usadas para "levantar os ânimos, assustar o inimigo, ou para energizar magicamente a própria munição do estilingue".

Israel notícias arqueologia Hércules Sítio Arqueológico munição Guerra dos Hasmoneus Hauron

Leia também

Mais de 11 milhões de pessoas não sabem ler e escrever no Brasil, aponta censo


Aos 99 anos, dentista mais velho do mundo continua trabalhando no Japão


Após 8 anos, cientistas desvendam mistério de 'borboleta gigante' no espaço


Paul McCartney entra para lista de bilionários do Reino Unido


França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos