Local encontrado na Escócia - Reprodução / Silvicultura e Terra Escócia
Escócia

Município pós-medieval completo é encontrado em floresta na Escócia

A descoberta aconteceu durante uma pesquisa ambiental que acontece antes da colheita de uma plantação de coníferas na Ilha de Skye

Isabelly de Lima Publicado em 24/02/2024, às 10h22

Uma pesquisa ambiental na Ilha de Skye, na Escócia, realizada antes da colheita de uma plantação de coníferas, revelou uma inesperada descoberta: os restos de um município pós-medieval chamado Brunell.

Escondidos sob a floresta, os arqueólogos da AOC Archaeology Group identificaram vestígios de 28 construções, incluindo casas, estábulos, celeiros e fornos de secagem de milho. Ao redor das casas, campos e recintos de gado formavam um típico "clachan" (ou município rural).

Um mapa do início do século 19, pesquisado por John Thomson em 1832, confirma a existência do município de Brunell, datando-o dos séculos 17 e 18. Uma descrição da época na Freguesia de Bracadale em Skyeretrata retrata o local:

“A freguesia produz gado preto, ovelhas e cavalos. O gado preto é o principal alimento… com o retorno do qual as pessoas pagam as suas rendas e se abastecem de necessidades. Há pequenas quantidades de ovelhas em cada fazenda, mas não há nenhuma fazenda inteiramente voltada para pastagens de ovelhas”.

Declínio do local

Ao fim do século 18, o município entrou em declínio. A consolidação de terras para pastoreio de ovelhas e a mecanização da agricultura reduziram a necessidade de mão-de-obra, levando ao deslocamento dos pequenos arrendatários.

Um levantamento de 1881 revela que Brunell se resumia a apenas dois edifícios sem telhado e alguns campos, indicando que a população já havia abandonado o local, de acordo com o Heritage Daily.

A descoberta dos vestígios de Brunell oferece uma valiosa oportunidade para os arqueólogos estudarem a vida rural na Escócia pós-medieval. A preservação das características arqueológicas durante a colheita das árvores garante que este pedaço da história seja preservado para as futuras gerações, segundo a Forestry and Land Scotland.

descoberta floresta plantação Vestígios Encontrado colheita município pós-medieval

Leia também

Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA