Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Voluntários capinam sítio arqueológico na Inglaterra

Parque nacional estava coberto em samambaias, que podem causar sérios danos a monumentos históricos; entenda!

Redação Publicado em 17/08/2023, às 10h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia mostrando voluntários trabalhando no local - Divulgação/ South West Lakes
Fotografia mostrando voluntários trabalhando no local - Divulgação/ South West Lakes

O Parque Nacional de Dartmoor, na Inglaterra, que possui nada menos que 25 monumentos arqueológicos, foi palco recentemente de uma iniciativa para livrá-lo da vegetação intrusiva que vinha se espalhando no local. 

Segundo explicou o portal Plymouth Live, um grupo de voluntários britânicos se ofereceu para capinar o sítio arqueológico, que possui desde cabanas de pedra pré-históricas até fazendas com moinhos pós-medievais. 

Nossos fantásticos voluntários trabalharam muito para limpar os monumentos e melhorar o reservatório para os visitantes. Sem a ajuda deles, esses monumentos de importância nacional seriam perdidos para um mar de samambaias", afirmou Tim Burton, um guarda-florestal do parque. 

Vegetação destrutiva 

Ainda de acordo com o homem, samambaias podem ser bem prejudiciais para locais históricos, na verdade, uma vez que suas raízes podem penetrar através de frestas em pedras, aumentando essas fissuras e eventualmente danificando esses locais. 

Outro detalhe é que, nesse caso, herbicidas ou máquinas que arrancam vegetação não podem ser usados por também trazerem o risco de danificar os monumentos, de forma que a única opção para retirar as samambaias é através de ferramentas de uso manual, como foi feito pelos voluntários