Policiais reprimem manifestantes durante protesto contra a reforma da Previdência em Paris, na França - Getty Images
França

França: Manifestantes fazem greve geral contra reforma da Previdência

Projeto propõe o adiamento da aposentadoria para 64 anos

Redação Publicado em 19/01/2023, às 16h18

Nesta quinta-feira, 19, milhares de manifestantes foram às ruas de diversas regiões da França para protestar contra a reforma da Previdência proposta pelo presidente Emmanuel Macron, que prevê o adiamento da aposentadoria para 64 anos. Muitos locais tiveram o transporte público parado e o cancelamento das aulas escolares.

Segundo informações publicadas pelo portal G1, Philippe Martinez, secretário geral do sindicato CGT, declarou em comunicado para a rede Pública Sénat:

Quando todos os sindicatos estão de acordo, algo pouco comum, é porque o problema é muito grave". 

A reforma da Previdência foi um dos tópicos discutidos e prometidos por Macron durante sua campanha de reeleição em abril e, posteriormente, acarretou uma tensão política sobre seu governo.

Medidas e protestos 

Entre as principais medidas estabelecidas que contrariaram a população, estão a antecipação para 2027 da exigência de contribuição de 43 anos para receber a aposentadoria completa e alteração de 62 anos para 64.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ipsos, 81% dos franceses classificam a reforma como necessária, 61% rejeitam a proposta do governo e outros 58% estão de acordo com as manifestações e greves

Macron 

Apesar do presidente francês estar em eventos oficiais em Barcelona, na Espanha, para reuniões da cúpula hispano-francesa com o presidente espanhol Pedro Sánchez, ele comentou sobre os atos que estão acontecendo no país durante uma coletiva. 

O chefe de Estado disse que a reforma foi apresentada “de forma democrática” e considerou “bom e legítimo que sejam expressas todas as opiniões", a respeito das manifestações, mas reiterou que não ocorresse “violência, nem destruição”.

França manifestações Greve geral Protestos reforma da previdência Macron

Leia também

Planos de motociclistas para assassinar Mick Jagger são revelados em série


Operação da PF retira 2 mil armas de aeroporto alagado no Rio Grande do Sul


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Segundo estudo, mudança climática tornou chuvas no RS mais intensas


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alabama marca execução com gás nitrogênio de condenado que sobreviveu à execução