Meghan, Harry e o pequeno Archie - Getty Images
Família Real

"Não é uma questão racial": historiadora comenta polêmica do título do filho de Meghan Markle

Segundo Marlene Koenig, a diferença de tratamento entre os bisnetos da Rainha Elizabeth II vem de uma regra bastante antiga

Pamela Malva Publicado em 09/03/2021, às 14h00

Em uma das entrevistas mais polêmicas dos últimos dias, Meghan Markle e o Príncipe Harry afirmaram que Archie, seu primogênito, não teria o mesmo título dos primos. Segundo uma historiadora especialista na Família Real, contudo, a questão não tem a ver com a cor da pele do pequeno, como teria sugerido a Duquesa de Sussex.

Na recente entrevista realizada por Oprah Winfrey, o ex-casal real afirmou que “houveram muitas conversas sobre o quão escuro Archie seria e o que isso significaria”. De acordo com Marlene Koenig, todavia, as coisas são um pouco diferentes na monarquia britânica, segundo ela própria explicou ao Hollywood Life.

“Esta não é uma questão racial”, narrou a especialista, que já escreveu diversos livros sobre a Família Real. “Meghan tentou fazer ser sobre isso, mas não é. A cobertura da imprensa, sim, mas não a questão sobre Archie, porque isso foi planejado há tempos".

De acordo com a historiadora, toda a polêmica foi culpa do Rei George V, avô da Rainha Elizabeth II. Acontece que, em um documento de 1917, o antigo monarca acabou definindo qual seria o destino do pequeno Archie, mesmo décadas atrás.

Meghan Markle e Príncipe Harry em entrevista com Oprah Winfrey / Crédito: Getty Images

 

Segundo Marlene, George V escreveu uma Carta de Patente, a fim de “limitar o número de membros da realeza, ou melhor, as gerações”. Assim, a partir do documento, declarou-se que apenas o primeiro neto homem Príncipe Charles — ou seja, o primogênito do Príncipe William — seria considerado um membro da realeza.

Tal decisão, contudo, foi modificada pela Rainha Elizabeth II em janeiro de 2013. Antes do nascimento do Príncipe Louis, terceiro herdeiro de William, a monarca decidiu que todos os filhos de Kate Middleton seriam príncipes e princesas.

O problema é que a mudança não se aplicou para os outros netos. “Se os filhos de Harry fossem da realeza ao nascer, isso teria acontecido”, explicou Marlene. “[A Rainha] teria dito: 'Todos os filhos de todos os filhos do Príncipe de Gales'. Mas isso não aconteceu.”

Por fim, ainda que a relação do pequeno Archie com a monarquia não tenha nada a ver com racismo, Marlene afirma que esse é, de fato, um problema recorrente na monarquia. “[Eles] precisam abordar a questão do racismo”, afirmou, categórica. “É algo que vão ter que confrontar como uma família, como uma organização.”

Reino Unido família real notícia entrevista meghan markle rainha elizabeth ii príncipe Harry Oprah Winfrey

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada