Antiga fotografia do navio Milwaukee, naufragado em 1886 - Reprodução/Facebook/Michigan Shipwreck Research Association
Arqueologia

Naufrágio do século 19 é descoberto em Michigan, nos Estados Unidos

Destroços do navio Milwaukee, naufragado há 137 anos após colidir com outra embarcação, foram encontrados recentemente nos EUA; confira!

Éric Moreira Publicado em 02/04/2024, às 16h40

No último dia 23 de março, pesquisadores da Michigan Shipwreck Research Association divulgaram em publicação no Facebook a descoberta de dos destroços do antigo navio Milwaukee, naufragado há mais de 130 anos, após colidir com outra embarcação na costa de Holland, em Michigan, nos Estados Unidos, no dia 9 de julho de 1886.

Segundo a Revista Galileu, a descoberta foi feita a partir de um estudo das correntes de água e de antigas notícias de jornais que falaram sobre o naufrágio. O Milwaukee foi encontrado a 110 metros de profundidade em junho de 2023, mas revelado recentemente.

Este marca o 19º naufrágio que nossa equipe encontrou ao largo das costas do Oeste de Michigan", acrescenta Valerie van Heest, responsável por coordenar as buscas junto a seu marido, Jack van Heest, em comunicado no Facebook.

Ela também contou ao The New York Times que a embarcação foi encontrada “notavelmente intacta”, após uma varredura com um sonar em uma região que o Milwaukee pudesse ser encontrado. “Fazer uma descoberta é aprender algo sobre estes navios desaparecidos e depois partilhá-la com o público. E, em grande parte, é um lembrete de como a região dos Grandes Lagos foi desenvolvida e colonizada”, contou a pesquisadora.

Algumas semanas após a embarcação ser identificada, um veículo subaquático operado remotamente (ROV) equipado com uma câmera foi levado até o local, onde a descoberta do naufrágio foi confirmada.

+ 'Santo Graal dos naufrágios' pode começar a ser retirado do fundo do mar em abril

Imagem do ROV do Milwaukee / Crédito: Reprodução/Facebook/Michigan Shipwreck Research Association

 

Queda do Milwaukee

Após uma carreira de 18 anos, o cargueiro a vapor Milwaukee colidiu com outro navio, o C. Hickox, no Lago Michigan, no dia 9 de julho de 1886, devido à baixa visibilidade pela neblina. Felizmente, a maioria dos tripulantes de ambos os navios sobreviveu.

Na ocasião do acidente, o Milwaukee viajava de Chicago em direção a Muskegon, no Michigan, onde recolheria uma carga de madeira. O Hickox, por sua vez, estava lotado da mesma carga.

Na noite do naufrágio, o vigia do Milwaukee chegou a perceber as luzes de outro navio, e notificou no mesmo instante o capitão. Por padrão, a velocidade do navio deveria ser reduzida, para o desvio ser feito em segurança — porém, os capitães de ambos os navios acreditavam que a visibilidade estava boa, e não fizeram nada, o que acarretou na tragédia.

Logo após a colisão, a tripulação do Milwaukee esticou a vela sobre o lado danificado para reduzir o fluxo de água e, assim, demorar mais para afundar, para que todos escapassem em segurança em botes salva-vidas.

+ Estudo identifica 10 naufrágios de diferentes eras ao redor de ilha na Grécia

Duas horas após a colisão, o Milwaukee terminou finalmente de afundar. Vale mencionar que os capitães das duas embarcações perderam suas licenças temporariamente após o ocorrido, devido à falta de cuidado em seus atos.

Estados Unidos Mundo História curiosidades Naufrágio notícias arqueologia navio barco Milwaukee

Leia também

Donald Trump abusa de esposa em novo filme sobre sua vida, exibido em Cannes


Cabeça de estátua da deusa da saúde com mais de 2 mil anos é encontrada na Turquia


Coreia do Sul: População processa governo devido às mudanças climáticas


Bebê Rena: Jornalista aponta ‘problema’ da série e levanta dúvida em prisão de Martha


Casal Nardoni busca revisão de sentença por morte de Isabella


Bebê Rena: Martha da vida real também perseguiu político com e-mails