Imagem promocional do tênis - Divulgação/MSCHF
Bizarro

Nike move processo contra 'Tênis do Satã' criado pelo coletivo MSCHF

O modelo modificado do clássico Air Max 97s gerou polêmica após o lançamento da nova música do rapper Lil Nas X

Pamela Malva Publicado em 30/03/2021, às 12h00

Na última sexta-feira, 26, o rapper Lil Nas X lançou sua mais recente canção, chamada Montero (Call Me By Your Name). Como parte promocional da estreia, ele contou com a ajuda do coletivo MSCHF, que criou os polêmicos “Tênis do Satã”.

A linha não oficial contou com 666 exemplares dos calçados, criados a partir dos famosos Air Max 97s, da Nike. Agora, após o escândalo causado pela peça, a empresa de acessórios esportivos está processando o coletivo de arte do Brooklyn, segundo a BBC.

Em comunicado oficial enviado à CNN, a Nike afirmou que não mantém “um relacionamento com Lil Nas ou MSCHF". Nesse sentido, a marca reiterou que “não projetou ou lançou esses tênis”, além de deixar claro que não endossa os modelos.

Nesse sentido, a gigante do esporte afirmou que deu entrada em um processo no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Leste de Nova York. Nos documentos anexados, a Nike afirma que não aprova, nem autoriza os Tênis do Satã.

Imagem promocional do tênis / Crédito: Divulgação/MSCHF

 

Ainda mais, a empresa pede que a justiça impeça a venda dos calçados, já que o comércio dos modelos pode gerar um mal-entendido. “Na verdade, já há evidências de confusão ocorrendo no mercado, com base na crença equivocada de que a Nike autorizou e aprovou este produto”, explicou a marca.

Em resposta, Lil Nas X publicou, em seu Twitter, diversos comentários com relação ao processo. “Estamos em uma pandemia e há um tiroteio em massa todas as semanas [nos Estados Unidos], mas vocês estão se reunindo na igreja para discutir sapatos”, ironizou o rapper, em post publicado na última segunda-feira, 29.

Custando 1.018 dólares (cerca de 5,9 mil reais), os calçados criados pelo MSCHF contam com uma cruz invertida, um pentagrama e as palavras "Lucas 10:18", em referência ao versículo bíblico — "Ele lhes disse: 'Vi Satanás cair do céu como um raio’”.

Muito além de fazer referência ao temido Satanás, o modelo também causou revoltas por conter uma gota de sangue humano misturado em tinta vermelha na sua sola. Segundo o MSCHF, contudo, o fluido foi doado por membros do próprio coletivo.

Religião Estados Unidos Música polêmica notícia entretenimento bizarro tênis Nike Lil Nas X

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada