Fotografia meramente ilustrativa - Divulgação/ Freepik/ Licença livre
Inteligência Artificial

Nos EUA, golpistas teriam clonado voz de jovem com IA para pedir resgate à mãe

Mulher foi à imprensa para denunciar o golpe de sequestro no qual quase caiu

Ingredi Brunato Publicado em 14/04/2023, às 13h33

Jennifer DeStefano é uma moradora do estado norte-americano do Arizona, nos EUA, que atendeu uma ligação que aterrorizaria qualquer mãe: na chamada, pôde ouvir a voz de sua filha chorando e pedindo por ajuda.

A seguir, um homem desconhecido tomou o controle do telefone, anunciando que havia sequestrado a jovem de 15 anos, e só a devolveria em segurança caso recebesse um resgate de 1 milhão de dólares — correspondente a quase 5 milhões de reais. 

Ela me disse tipo, 'Mãe, esses homens maus me pegaram. Me ajude, me ajude", narrou DeStefano a respeito da experiência em entrevista ao programa televisivo Good Morning America. 

"Então esse homem pegou o telefone e disse: 'Ouça aqui. Estou com sua filha. É assim que vai acontecer. Você chama a polícia, liga para qualquer um, vou colocar um monte de drogas nela. Vou fazer o que quiser com ela e vou deixá-la no México'. E, naquele momento, comecei a tremer. Ao fundo, ela dizia: 'Ajude-me, mãe. Por favor, ajude-me. Ajude-me' e soluçava", contou ainda. 

O criminoso teria também aceitado baixar o valor pedido para 50 mil dólares após a mulher suplicar com ele que não tinha dinheiro suficiente para pagar aquela quantia. 

Golpe 

A seguir, todavia, após pedir para uma amiga entrar em contato com o pai da adolescente enquanto DeStefano continuava mantendo o suposto sequestrador ocupado na linha, ela rapidamente descobriu que sua filha estava sã e salva. 

A voz da garota, na verdade, teria sido clonada com a utilização de tecnologias de Inteligência Artificial, segundo acredita a norte-americana. A semelhança com a maneira de falar da adolescente, porém, teria sido assustadora: 

Era completamente a voz dela. Era a inflexão dela. Era o jeito que ela teria chorado. Nunca duvidei por um segundo que fosse ela. Essa é a parte bizarra que realmente me bateu no meu âmago", relembrou a mãe ao Good Morning America. 

O programa terminou com a recomendação de que pais que recebessem ligações semelhantes tentassem, antes de enviar o dinheiro do resgate, fazer perguntas a respeito de informações que não estivessem disponíveis na internet a fim de descobrir se estavam sendo vítimas do mesmo golpe. 

notícias sequestro Golpe telefone inteligência artificial voz clonagem

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro