Registros de 'Lil Guy', jacaré encontrado sem a mandíbula - Eustacia Kanter e Bear Warriors United
Estados Unidos

O destino de 'Lil Guy', jacaré sem mandíbula que viralizou entre internautas

Nos Estados Unidos, história do jacaré encontrado sem a mandíbula terá um desfecho; animal chamou atenção nas redes sociais

Redação Publicado em 18/09/2023, às 18h01

No final do mês de agosto, um jacaré sem mandíbula foi encontrado em Sanford, na Flórida. Agora, o animal apelidado de “Lil Guy” (“pequeno cara”, em português) foi resgatado por uma ativista que atua na defesa dos animais, após sua foto ganhar repercussão nacional. 

Na imagem, capturada por uma moradora local, é possível observar a mandíbula superior totalmente ausente até os olhos do jacaré. Ao encontrar o animal em uma canoa no lago Wilson's Landing, ela pediu auxílio a uma organização de vida selvagem especializada em ursos da região. 

Imagem de jacaré “Lil Guy” — Reprodução/Eustacia Kanter

 

Conforme repercutido pelo portal Um Só Planeta, a diretora da Bear Warriors United se afligiu ao pensar no futuro do animal “indefeso” e na sua habilidade de se alimentar na natureza sem uma mandíbula. Através do Facebook da organização, ela entrou em contato com a Fish and Wildlife Conservation Commission, entidade responsável por casos como este. 

Uma vez sob o cuidado de especialistas, foi determinado que se tratava de uma fêmea de quatro a cinco anos. Mas o motivo da lesão continua um mistério.

Nunca saberemos quem ou o que fez isso com o pobre jacaré. Alguns acham que o ferimento é de outro jacaré; alguns pensam que é de uma hélice; acho que pode ser uma lesão de armadilha”, esclareceu Katrina Shadix, dirigente da ONG ambiental.

Novo lar

A fama de Lil Guy lhe rendeu um novo lar na “Gatorland” (“Crocolândia”, em tradução livre), um parque temático e santuário para crocodilos e jacarés em Orlando. Savannah Boan, caçadora que resgatou o jacaré, afirmou que animais esta espécie “podem sobreviver a quase tudo”. Um indicador é que, após alguns exames, os especialistas concluíram que a lesão, já cicatrizada, ocorreu há mais de seis meses. 

O jacaré-norte-americano, ou aligátor-americano, é encontrado exclusivamente no sudeste dos Estados Unidos, próximo a rios e pântanos. Mesmo com algumas semelhanças com os jacarés brasileiros, sua mandíbula é um diferencial, por ser mais arredondada. 

Estados Unidos EUA Flórida resgate animal jacaré mandíbula

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro