O submarino Titan - OceanGate
Submarino Titan

O que diz o cofundador da empresa responsável por submarino que desapareceu?

Guillermo Söhnlein, cofundador da OceanGate, quebrou o silêncio em entrevista concedida nesta quinta-feira, 22

Fabio Previdelli Publicado em 22/06/2023, às 11h50

Cofundador da OceanGate, empresa que opera o submarino Titan — desaparecido após expedição para conhecer os destroços do RMS Titanic —, Guillermo Söhnlein quebrou o silêncio em entrevista concedida à Insider.

Söhnlein defendeu que seu antigo sócio, Stockton Rush, piloto do submersível, possui capacidade o suficiente para gerir os suprimentos embaixo d’água. As buscas pelo Titan continuam, apesar de esgotado o prazo sobre o tempo de oxigênio disponível para o submarino que foi estabelecido pela Guarda Costeira dos Estados Unidos.

Acredito firmemente que a janela de tempo disponível para o resgate deles é maior do que a maioria das pessoas pensa. Continuo a ter esperança no meu amigo e no resto da tripulação", afirmou o cofundador. 

Ainda na entrevista, Guillermo relatou ter conversado com Rush pela última vez algumas semanas antes do lançamento da expedição. Embora Söhnlein não esteja mais envolvido com a empresa, ele ainda é acionista minoritário da OceanGate

+ O quão profundo o submarino que foi visitar o Titanic pode estar?

"Tenho certeza de que Stockton e o restante da tripulação perceberam dias atrás que a melhor coisa que podem fazer para garantir o resgate é estender os limites desses suprimentos relaxando o máximo possível", finalizou.

O desaparecimento do Titan

Operado pela OceanGate Expeditions, o submarino Titan passou a se aventurar pela costa de Newfoundland, no Canadá, no último domingo, 18. A missão do submersível era visitar os destroços do RMS Titanic — naufragado em 15 de abril de 1912.

A cada 15 minutos, o submarino enviava um sinal de alerta para a estação da Polar Prince. Acontece que o último sinal emitido pelo Titan foi feito às 15h do Greenwich Mean Time (GMT), o que seria por volta do meio-dia do horário de Brasília, da última segunda-feira, 19 — cerca de uma hora e 45 minutos após iniciar sua descida até os destroços do Titanic; que estão a cerca de 700 quilômetros ao sul da cidade de St. John's, no Canadá. Desde então, iniciou-se uma busca pelo submarino.

notícias titanic Buscas Stockton Rush OceanGate oxigênio RMS Titanic Titan submarino Titan Guillermo Söhnlein

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro