Ilustração de como seria um Overoraptor - Divulgação
Paleontologia

Paleontólogos fazem descobertas sobre espécie de dinossauro com asas

Os estudiosos acreditam que o Overoraptor tenha vivido há aproximadamente 90 milhões de anos, na Patagônia

Penélope Coelho Publicado em 11/06/2020, às 11h41

Uma equipe de pesquisadores argentinos encontrou na região da Patagônia um fóssil de dinossauro, até então, desconhecido. O animal batizado de Overoraptor tinha aproximadamente 1 metro e 30 de altura.

A espécie fora encontrada em 2013, na província de Rio Negro. Porém, foi somente agora que os paleontólogos conseguiram chegar à algumas conclusões sobre o dinossauro de 90 milhões de anos. Na medida em que os pesquisadores encontraram mais vestígios do animal, foi possível entender que o Overoraptor era uma espécie parecida com o Velociraptor.

Com pernas longas, os pesquisadores acreditam que o dinossauro deveria ser veloz, porém, o que mais chamou a atenção foram as grandes asas do animal, que muito se parecia com a dos pássaros — segundo os pesquisadores elas auxiliavam o bicho a correr mais rápido.

Para o principal autor da pesquisa, Matias Motta, as asas exerciam uma função diferente daquela utilizada pelas aves como conhecemos hoje em dia: “A capacidade de dobrar as asas automaticamente deve ter uma função diferente da dos pássaros voadores [...] É possível que os braços do dinossauro tenham o papel de garantir o equilíbrio durante a corrida, proporcionando maior precisão”, afirmou Motta.

De acordo com o comunicado lançado pelo Museu de Ciências Naturais Bernardino Rivadavia de Buenos Aires, essa descoberta pode esclarecer dúvidas sobre a origem evolutiva das aves. Os pesquisadores continuam empenhados em desvendar mais evidências sobre o Overoraptor.

dinossauro Patagônia Overoraptor Asas

Leia também

Casas em Foz do Iguaçu de pioneiro alemão devem virar museu este ano


Registros da Invasão da Tchecoslováquia, de Josef Koudelka, ganham exposição no IMS


The Crown: Criador admite que ‘não queria mais fazer a série’ após a morte de Elizabeth II


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Besouro-tigre usa ultrassom para se defender de morcegos, diz pesquisa


Legalmente Loira: O que sabemos sobre série derivada do filme de romance?