Fotografia do Papa Francisco - Getty Images
Personagem

Papa Francisco afirma que pedofilia é 'ato cruel' e que Igreja deve 'pedir perdão' por seus erros

A declaração do pontífice foi realizada neste sábado, 18, por meio de um vídeo enviado à Conferência Internacional

Redação Publicado em 18/09/2021, às 15h00

O papa Francisco afirmou neste sábado, 18, que a pedofilia é um "transtorno gravíssimo" e ressaltou que a Igreja Católica deve pedir "humildemente o perdão das vítimas" para que as pessoas possam voltar a considerá-la como uma instituição de acolhimento.

De acordo com o UOL, a declaração do pontífice foi realizada em um vídeo enviado à Conferência Internacional, cujo objetivo é discutir a proteção de menores e adultos vulneráveis. O evento das Igrejas da Europa Central e Ociental, que deverá ocorrer entre os dias 19 e 22 deste mês, na Polônia.

Conforme o líder religioso, a pedofilia é um ato cruel e "é necessário garantir que o bem-estar das vítimas não seja posto de lado a favor da incompreendida preocupação com a reputação da Igreja como instituição".

"Pelo contrário, só enfrentando a verdade destes comportamentos cruéis e pedindo humildemente o perdão das vítimas e sobreviventes, a Igreja poderá encontrar o caminho para ser novamente considerada com confiança um lugar de acolhimento e segurança para aqueles com necessidade", disse o Papa Francisco. 

O Pontífice ainda destacou que o ato de "reconhecer os erros e falhas pode fazer-nos sentir vulneráveis e frágeis", porém "também pode ser um tempo de graça esplêndida, um tempo de esvaziamento, que abre novos horizontes de amor e serviço mútuo".

"Se reconhecermos os nossos erros", disse Francisco, ainda no vídeo, "nada teremos a temer, porque será o próprio Senhor quem nos terá conduzido até aquele ponto".

No fim, o papa ainda pediu coragem ao fiéis, para que possam ouvir o apelo das vítimas e também se comprometerem uns com os outros e com a sociedade como um todo, "nestas importantes discussões, visto que afetam realmente o futuro da Igreja na Europa Central e Oriental" e "também o coração do cristão".

Igreja Papa Francisco Pedofilia religioso perdão

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!